Cortes na produção e fecho de fábricas: menor procura de carros elétricos faz mossa na Europa

As marcas automóveis mundiais já deram sinais de que pretendem alterar os seus ‘planos elétricos’ devido ao abrandamento da procura: no entanto, na Europa, foi dado um passo mais crítico. Esta quarta-feira, dois dos maiores gigantes do setor alertaram que o abrandamento da procura está a afetar diretamente a sua estratégia corporativa: a Volkswagen e a Mercedes alertaram para uma realidade de um setor preso numa guerra voraz e num mercado que está a encolher.

A Volkswagen foi a primeira a apresentar-se, anunciando uma mudança crítica: o maior fabricante de veículos do mundo salientou estar a considerar interromper completa e antecipadamente a produção do seu modelo Audi Q8 e-tron: em comunicado, explicou que ia iniciar conversações com sindicatos e Governo belga – a fábrica da Audi situa-se em Bruxelas – para analisar a reestruturação da fábrica e “estudar soluções tanto para os trabalhadores como para a fábrica”: uma das soluções inclui “a cessação completa de operações se não for encontrada alternativas”.

“A Audi está a sofrer um declínio global nas encomendas de veículos elétricos de luxo e isso afeta os modelos que saem da linha de produção desta fábrica”, relata o fabricante. Para além da Audi, esta situação resulta de uma situação crítica em todas as marcas do grupo Volkswagen, particularmente na Europa. De acordo com a atualização financeira publicada em abril último, as vendas de modelos elétricos do grupo caíram 24% no primeiro trimestre na Europa.

Esta queda poderosa foi compensada pelo aumento vertiginoso das vendas na China (mais 90%), mas não impediu que a contagem global de EV vendidos caísse 3% para 136.400 unidades. Nesse sentido, o futuro parece cheio de desafios, uma vez que a China está a viver uma sangrenta guerra de preços com centenas de empresas que lutam incansavelmente para se estabelecerem no novo mercado.

Mas não é só a Volkswagen: a Mercedes alertou para problemas semelhantes, embora sem decisões tão drásticas. A empresa anunciou que durante o segundo trimestre fiscal, a procura por veículos elétricos teve uma queda de 6% nas vendas, para 600 mil carros – os EV tiveram uma queda muito mais percetível, de 23%. “O crescimento dos veículos elétricos desacelerou nos principais mercados”, refere a marca alemã, em comunicado.

Também a Porsche anunciou que irá reduzir drasticamente a produção dos modelos Taycan na sua fábrica em Zufferhausen, Alemanha, devido às perspetivas de vendas globais diminuídas. O Taycan é o coração do seu projeto elétrico e parecia bem posicionado com a venda de 40 mil unidades no ano passado – de acordo com o jornal espanhol ‘El Economista’, as vendas de EV caíram 16,4% na Alemanha durante os primeiros seis meses de 2024.

Do outro lado do Atlântico, acontecem situações semelhantes com a General Motors a anunciar o seu próprio corte de produção para 2024 no início de junho, afirmando que estão a reduzir a sua previsão de produção de EV em 50 mil unidades, face aos 250 mil projetados no início do ano

A Ford não ficou para trás mas o seu plano de redução já está em marcha desde janeiro de 2024. Nessa altura, já vendo a situação que o mercado enfrentava, devido à “procura inferior à esperada”, reduziram a produção do popular F-150 – esta terça-feira, a marca anunciou que reduzirá pela metade o pagamento de incentivos na sua fábrica de baterias em Michigan.

Segundo dados da Agência Internacional de Energia, as perspetivas para 2024 são de cerca de 17 milhões de EV vendidos em todo o mundo, ou seja, um em cada cinco carros vendidos será elétrico e, particularmente na China, a sua quota de mercado poderá ser de 45%. No entanto, no primeiro trimestre, apesar de as vendas terem avançado 25% em relação ao ano anterior, isto representa uma ‘desaceleração’ depois dos 31% em 2023 e 60% em 2022. Também esperam que cresça cada vez menos com 19% em 2025.

De acordo com o analista da Goldman Sachs Research, Kota Yuzawa, “o impulso das vendas de veículos elétricos está a desacelerar globalmente”. “Apesar do atual abrandamento dos veículos elétricos, o nosso cenário base ainda prevê que o volume de vendas de veículos elétricos aumentará 21% em termos homólogos em 2024. Mas o volume de vendas de EV diminui 2% ano a ano, e o crescimento negativo provavelmente resultaria em excesso de oferta em toda a cadeia de fornecimento de EV”.