Coreia do Norte está preparada para enviar até 100 mil soldados para ajudar Rússia na Ucrânia

Em outubro último surgiram relatos de que a Coreia do Norte já havia enviado 10 mil tropas para Kursk, na Rússia

Francisco Laranjeira
Novembro 18, 2024
14:16

A Coreia do Norte está preparada para enviar até 100 mil soldados para ajudar a Rússia na sua guerra com a Ucrânia, segundo avançou esta segunda-feira a publicação ‘Bloomberg’.

A confirmar-se, o destacamento marcaria uma escalada significativa na cooperação militar entre Pyongyang e Moscovo: recorde-se que em outubro último surgiram relatos de que a Coreia do Norte já havia enviado 10 mil tropas para Kursk, na Rússia, onde estariam envolvidos em operações ao longo da fronteira ucraniana, auxiliando as forças russas em tentativas de recuperar territórios controlados pela Rússia.

O acordo oferece benefícios mútuos: a Rússia ganha mão de obra e munições para o seu conflito prolongado, enquanto a Coreia do Norte garante apoio financeiro e acesso a tecnologias militares avançadas, como sistemas de mísseis e satélites de reconhecimento. Essas capacidades podem acelerar o desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais de Pyongyang e fortalecer a sua dissuasão nuclear. As agências de inteligência sul-coreanas relatam que os soldados norte-coreanos estão recebendo aproximadamente 2 mil dólares cada — o equivalente a 83 anos de salários do cidadão norte-coreano médio. Esses fundos provavelmente estão a ser canalizados para os programas militares e domésticos do regime.

Para a Ucrânia e seus aliados, o aprofundamento dos laços entre Moscovo e Pyongyang sinaliza a crescente globalização do conflito: as autoridades ucranianas alertam que uma presença rotativa de grandes contingentes norte-coreanos permitiria à Rússia prolongar sua agressão e aliviar a pressão sobre a mão de obra russa.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.