Consumiu broa de milho na região centro? Saiba o que fazer e a que sintomas da toxinfeção deve estar atento

Distritos de Leiria (Pombal, Ansião, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande), Santarém (Ourém), Coimbra (Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova e Coimbra) e Aveiro (Ílhavo, Vagos) estão em causa

Francisco Laranjeira
Agosto 10, 2023
19:49

Nas últimas semanas foram detetados 187 casos suspeitos de toxinfeção alimentar associados ao consumo de broa de milho numa área específica do país, que inclui os distritos de Leiria (Pombal, Ansião, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande), Santarém (Ourém), Coimbra (Figueira da Foz, Condeixa-a-Nova e Coimbra) e Aveiro (Ílhavo, Vagos).

Por esse motivo, a DGS recomendou a interrupção do consumo desse alimento nas áreas geográficas acima identificadas enquanto decorre uma investigação.

Mas e se tiver ingerido a broa de milho?

“Dirija-se às urgências”. O conselho de Bernardo Gomes, médico especialista em saúde pública, em declarações à ‘CNN Portugal’, é claro: a toxinfeção ainda está a ser estudada, pelo que não vale a pena correr riscos. Além disso, revelou o especialista, “não se trata só de um cuidado individual”. “Cada caso registado trará mais informação, é mais uma peça que ajuda a construir este puzzle”.

Quais são os sintomas?

A DGS alertou que deve estar atento a secura da boca, alterações visuais, tonturas, confusão mental e diminuição da força muscular, que estão entre os mais registados.

No entanto, de acordo com Bernardo Gomes, “não há motivo para alarme”. “Os casos identificados não foram muito graves: na maioria verificou-se ausência da sintomatologia em poucas horas, com sintomas classificados como ligeiros, com apenas 43 dos casos suspeitos a necessitarem de cuidados hospitalares”, referiu, salientando que a DGS já terá identificado a causa da toxinfeção e foram tomadas medidas de contenção.

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/dgs-e-asae-alertam-para-consumo-de-broa-de-milho-registados-187-casos-de-toxinfecao-alimentar-no-centro-do-pais/

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.