Confinamento reduziu em 30% movimentações dos portugueses no fim-de-semana
O primeiro-ministro, António Costa, informou esta segunda-feira, depois da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que entre sexta-feira e domingo houve uma redução de 30% das movimentações dos portugueses, no âmbito do novo confinamento.
“Três dias é um período curto para avaliar as medidas que foram tomadas na passada quinta-feira, mas recolhendo informações, podemos verificar que entre sexta e o dia de ontem, relativamente à semana anterior, tivemos uma redução de 30%. Quero agradecer a esses 30%, mas dizer aos restantes 70 que não é aceitável”, disse.
Neste sentido, e para agravar as restrições, volta a ser proibido circular entre concelhos aos fins-de-semana. O Governo considerou ser necessário “clarificar normas que têm sido objeto de abuso e alargar o quadro de restrições”, devido ao nível de circulação da população verificado nos últimos dias.
O primeiro-ministro voltou a reforçar a ideia de que o combate à pandemia “depende do comportamento individual de cada um de nós”.
As medidas vão ser acompanhadas por um reforço da fiscalização por parte das autoridades e forças de segurança, indicou ainda António Costa.