Como é que a mudança de estação pode afetar a bateria do seu carro?
Os veículos são muito sensíveis às mudanças sazonais, com as correspondentes variações de temperatura, afetando totalmente alguns dos seus componentes. É o caso da bateria, um elemento que sofre com o termómetro e que, se não for controlado, pode deixar o veículo imobilizado quando menos se espera, alertou esta terça-feira a Euromaster, rede de oficinas especialista em manutenção integral de veículos.
E não é o único elemento que sofre com as mudanças de temperatura. Manter o líquido refrigerante do motor em bom estado e assegurar que mantém as suas propriedades anticongelantes é essencial para a saúde do motor. É importante lembrar que este fluido ajuda a evitar que o circuito de refrigeração congele, o que limita possíveis avarias no motor. A sua substituição tem um baixo investimento, quando comparado com os danos que pode provocar quando não é realizada, pois no limite o motor pode colapsar. O valor médio para troca de líquido refrigerante é de 70 euros.
Por outro lado, com o início das chuvas, os pneus são cruciais para garantir uma condução segura. Para evitar sustos desnecessários, a Euromaster recomendou que a profundidade dos pneus não seja inferior a 3 milímetros. Se os pneus não cumprirem este requisito, a distância de travagem pode duplicar em condições de chuva, pondo em risco a segurança dos ocupantes. Um conjunto de dois pneus significa em média um investimento entre 200 e 500 euros, dependendo da tipologia do automóvel e diâmetro de roda.
Além disso, a Euromaster recordou a importância de vigiar o termómetro de temperatura exterior, pois quando este começa a descer dos 8°C, é aconselhável optar por um pneu de all season ou de inverno, ou seja, um pneu com características específicas para condições de frio, chuva e mesmo neve. Não menos importantes são as escovas limpa para-brisas e o líquido limpa para-brisas. Um mau estado das escovas limpa para-brisas, ou mesmo a falta de líquido, pode afetar seriamente a visibilidade do condutor, especialmente em condições meteorológicas adversas.