Combustíveis: preços descem hoje (muito) ligeiramente antes da subida da taxa de ISP. Saiba quanto vai pagar para atestar o depósito
O ano de 2024 vai fechar com uma ligeira redução nos preço do gasóleo: para os condutores com veículos movidos a gasolina 95, novo desconto só em 2025. “A tendência desta semana será para uma descida de 0,0035 euros no gasóleo e de 0,0010 euros na gasolina 95″, adiantou à ‘Executive Digest’ fonte de uma das gasolineiras nacionais de marca própria.
Já nas principais gasolineiras nacionais “a evolução das cotações em euros aponta para uma descida de meio cêntimo no gasóleo, ao passo que a gasolina 95 vai manter o preço por litro”, adiantou outra fonte.
Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,718 euros enquanto o do gasóleo vale 1,611 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.
Assim, este período natalício reforçou a tendência recente de oscilação dos preços: a ligeira descida de preços registada esta segunda-feira segue a subida anunciada há uma semana. Veja como oscilou em 2024, na figura em baixo:
Ou seja, desde 1 de janeiro último, a gasolina 95 subiu de 1,643 para 1,718 euros/litro: o valor mais elevado neste ano que se aproxima do fim foi registado no feriado de 25 de Abril, com 1,822 euros/litros, já o mais baixo surgiu nos dias 6 e 7 de janeiro, com 1,637 euros/litro. No caso do gasóleo, 2024 arrancou com 1,567 e termina a 1,611 euros/litro: desceu ao ponto mais baixo (com 1,512 euros/litro) a 15 de junho, ao passo que atingiu o máximo entre 20 e 22 de abril último, com 1,666 euros/litro.
No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em nono lugar entre os países com os combustíveis mais caros da UE. Um litro de gasolina, por exemplo, custa mais 6,4 cêntimos do que a média europeia e mais 20,3 cêntimos do que em Espanha. Já no caso do gasóleo, Portugal surge em 8º lugar, sendo que a diferença para o país vizinho cifra-se em 17,7 cêntimos.
A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 75,8 cêntimos, ou seja, menos do que os 77,9 cêntimos em Espanha – o mesmo cenário que se verifica no litro de gasóleo (79,3 para 80,4, respetivamente)
Entre os países da UE, os Países Baixos apresentam a gasolina 95 mais cara do Velho Continente – 1,950 euros, seguida de perto pela Dinamarca (1,940 euros). No caso do gasóleo, com 1,853 euros, ‘reina’ a Finlândia. No espectro oposto, a Bulgária tem a gasolina 95 mais barata da UE, com 1,268 euros/litro, ao passo que Malta apresenta o preço do gasóleo mais baixo, com 1,210 euros/litros.
Onde estão os postos mais baratos do país?
Se quiser aproveitar para atestar o depósito este fim de semana, e assim fugir à subida de preços dos combustíveis, saiba onde ficam localizados as bombas de gasolina mais baratas do país:
Taxa do ISP sobe logo no início de janeiro
A taxa do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) no litro de gasolina e do gasóleo vai subir em cerca de três cêntimos a partir de 1 de janeiro, compensando a descida da taxa de carbono em 2025.
As portarias com os novos valores das taxas unitárias do ISP e da taxa de carbono foram publicadas hoje em Diário da República, com o diploma relativo às do ISP a salientar que o objetivo é proceder à reversão parcial das medidas temporárias que foram tomadas pelo anterior governo de forma a compensar a forte subida dos preços dos combustíveis então registada.
A atualização das taxas unitárias do ISP sobre a gasolina e o gasóleo é feita “em harmonia” com a “redução, em valor equivalente, da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2”, de forma a assegurar que a reversão dos descontos ainda em vigor “não tenha impacto sobre o preço dos combustíveis”, lê-se no diploma.
Assim, segundo uma das portarias hoje divulgada, a taxa de carbono vai descer para os 67,395 euros por tonelada em 2025, recuando face ao valor de 2024 – que foi fixado em 83,524 euros mas que, após vários descongelamentos, ficou nos 81 euros.
Na mesma audição, António Mendonça Mendes referiu que a descida esperada da taxa de carbono faria o preço por litro de combustível diminuir em cerca de três cêntimos em janeiro.
Cerca de três cêntimos é precisamente o valor da subida das taxas unitárias do ISP que, segundo a portaria hoje publicada avançam dos atuais 0,45036 cêntimos por litro para 0,48126 cêntimos por litros.
Já no caso do gasóleo, a taxa unitária do ISP avança dos atuais 0,30354 cêntimos por litro para 0,33721 cêntimos por litro.
Entre as medidas temporárias ainda em vigor está a que reduz na taxa do ISP um valor equivalente ao que resultaria da aplicação de uma taxa de IVA de 13% no preço de venda dos combustíveis.