Clássico de 1969 ganha nova vida e com potência multiplicada por dez: mítico Bertone Runabout chega em edição limitada e a preço milionário
Em 1969, a Bertone, prestigiada empresa italiana especializada no design automóvel e no fabrico de carroçarias, apresentou ao mundo o seu Autobianchi A112 Runabout, um conceito surpreendente que não deixou ninguém indiferente. Quase seis décadas depois, o Runabout vai ressuscitar: a marca italiana não revelou muitos detalhes sobre o novo modelo, mas vai multiplicar por dez a potência do original.
Se se quiser recordar como era especial o Runabout, veja aqui o vídeo.
A Bertone foi responsável por algum dos maiores mitos automóveis de sempre, tal como o Lamborghini Countach ou o Lancia Stratos. O Runabout não foi tão longe em termos de desempenho como estes ‘monstros’: era sustentado por uma plataforma Fiat 128 e foi projetado por Marcello Gandini.
Cinquenta e cinco anos depois, o novo design é criação de Andrea Mocellin, que se inspirou no Runabout original até na combinação de cores, muito semelhante ao carro de 1969. A equipa de engenharia se esforçou-se para preservar o máximo ADN possível do automóvel inicial e que isso também permitiria a integração de tecnologia moderna de alto desempenho.
A carroceria em forma de cunha manteve a sua forma, mas os faróis originais tornaram-se pop-up. Uma imponente grade surgiu agora na frente para refrigerar o novo motor. Enquanto isso, na traseira, as lanternas traseiras de LED, um difusor e quatro escapes literalmente integrados ao para-choque ocupam o centro das atenções.
No final da década de 1960, o modelo era movido por um motor 1.1 litros de quatro cilindros, que produzia apenas 50 cv de potência. Agora, chega com um motor V6 montado na área central que gera nada menos que 500 cv.
Um dos objetivos de Bertone com este carro tem sido preservar a sua leveza e agilidade, embora o peso do carro não tenha sido tornado público. A marca italiana revelou que este modelo é o primeiro da sua nova linha de carros clássicos, o que significa que haverá mais lendas do automóvel ressuscitadas nos próximos anos.
A Bertone vai lançar o novo Runabout numa série muito limitada, mas o número exato de exemplares também é um segredo: mas é evidente que será um carro voltado especificamente para colecionadores e puristas automóveis, sendo que o modelo entrará em produção em meados de 2026 e cada unidade terá um preço inicial de 350 mil euros.