Chuva, trovoada e vento forte: saiba onde vai estar hoje o mau tempo em Portugal

A ‘gota fria’ que atingiu Portugal continental já está a surtir efeito, mas esta quinta-feira a instabilidade atmosférica intensificará: com a movimentação da depressão fria isolada para o sudoeste de Portugal continental, em direção ao Cabo de São Vicente, é expectável que a precipitação chegue primeiro às regiões mais a sul do país – Algarve e Alentejo – para depois chegar a Lisboa e Setúbal.

A água precipitável não deverá ser muito elevada – pelo que, para além do risco de chuvas, haverá também o risco de granizo – que pode mesmo atingir dimensões entre 1 a 2 centímetros.

De acordo com o IPMA, esta quinta-feira pode contar com “períodos de céu muito nublado” e “aguaceiros, por vezes fortes e mais frequentes nas regiões Centro e Sul, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada”. Espere também “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas”, além de uma “subida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para quatro os distritos sob aviso amarelo para esta quinta-feira por causa da chuva por vezes forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas e granizo.

O IPMA tinha colocado anteriormente apenas os distritos de Beja e Faro sob aviso amarelo, a vigorar entre as 6h e as 12h de quinta-feira e entre as 6h as 15h de sexta-feira. Numa atualização, o IPMA emitiu aviso amarelo de chuva também para os distritos de Lisboa e Setúbal, entre as 12h e as 18h de quinta-feira.

O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos de Castelo Branco e Guarda face à previsão de queda de neve acima de 1400/1600 metros entre as 15h e as 21h desta quarta-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Como é que isto se vai traduzir nos termómetros nas capitais de distrito em Portugal?

Lisboa – entre 7 e 16 graus
Porto – entre 11 e 19 graus
Viana do Castelo – entre 10 e 20 graus
Braga – entre 10 e 22 graus
Bragança – entre 8 e 17 graus
Vila Real – entre 9 e 18 graus
Aveiro – entre 11 e 20 graus
Viseu – entre 8 e 15 graus
Coimbra – entre 7 e 18 graus
Guarda – entre 5 e 11 graus
Castelo Branco – entre 7 e 15 graus
Santarém – entre 7 e 18 graus
Leiria – entre 7 e 18 graus
Portalegre – entre 6 e 14 graus
Setúbal – entre 7 e 18 graus
Évora – entre 5 e 17 graus
Beja – entre 6 e 17 graus
Faro – entre 10 e 18 graus
Ponta Delgada – entre 15 e 19 graus
Funchal – entre 16 e 22 graus.