Chuva, neve e granizo: Depressão da Gronelândia afeta Portugal a partir de hoje

Além da chuva intensa, a depressão trará também a queda de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela e, no final do dia de hoje, em áreas do extremo norte acima dos 1200 metros de altitude.

Pedro Gonçalves
Abril 26, 2024
6:30

Portugal continental vive a partir de hoje uma drástica reviravolta nas condições meteorológicas, que se manterá nos próximos dias, com a chegada de uma depressão fria procedente da Gronelândia que trará consigo aguaceiros intensos, trovoadas e queda de granizo. Este fenómeno marca um regresso abrupto ao clima invernal, após um período de temperaturas acima da média para esta época do ano.

Alfredo Graça, geógrafo e especialista do projeto de informação meteorológica Meteored, detalha que a depressão fria, associada a uma massa de ar polar marítima, se formou a sul da Gronelândia e deslocou-se rapidamente pelo Atlântico, atingindo Portugal continental esta sexta-feira..

“Esta depressão fria isolada percorrerá vertiginosamente o Atlântico até alcançar Portugal continental, trazendo uma brusca mudança no estado de tempo”, afirma Graça.

Primeiros Sinais e Previsões por Região
A transição para as novas condições climáticas começou já ontem, 25, com a chegada dos primeiros sinais da depressão. “Uma primeira frente associada a esta depressão deixará períodos de chuva em zonas do Norte e Centro na tarde de quinta-feira, acompanhada de uma significativa descida das temperaturas”, explicou o especialista.

A depressão fria irá intensificar a chuva, sobretudo nas regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação, que inclui os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e as zonas ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu. Para estas regiões, prevê-se chuva com maior intensidade e abundância durante os períodos da tarde e noite.

Além da chuva intensa, a depressão trará também a queda de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela e, no final do dia de hoje, em áreas do extremo norte acima dos 1200 metros de altitude. Para a madrugada e manhã de sábado, 27, mantém-se a previsão de chuva persistente, uma nova descida das temperaturas e a ocorrência de neve nas zonas montanhosas do Norte e Centro acima dos 1200 metros de altitude até meio da manhã. O risco de trovoadas e a possibilidade de queda de granizo em algumas áreas do país também não estão descartados.

Esta mudança drástica de tempo levanta preocupações quanto ao impacto nas atividades ao ar livre e na circulação rodoviária. Recomenda-se especial atenção aos condutores e aconselha-se a evitar deslocações desnecessárias durante os períodos de chuva intensa e neve.

No entanto, para o domingo, 28, espera-se um ligeiro alívio nas condições meteorológicas, com uma diminuição da intensidade da precipitação. Contudo, durante a tarde, prevê-se a ocorrência de nova precipitação e queda de neve, mantendo-se a vigilância e as precauções necessárias.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.