A Católica-Lisboa promove, hoje e amanhã, o Mental Health in the Workplace Summit 2023, no Auditório do edifício sede da EDP, em Lisboa, para debater a saúde mental dos trabalhadores no local de trabalho.
No primeiro dia do evento, a abertura está a cargo de Filipe Santos, Dean da Católica-Lisboa, a que se segue a intervenção “Conversas com o medo” da keynote speaker Kátia Almeida, psicóloga clínica e empreendedora social, fundadora da Beyond Fear.
Seguem-se três grupos de trabalho dedicados aos temas do “Desenvolvimento de planos de saúde mental nas organizações”, “O envolvimento da liderança na eliminação do estigma e na cultura da organização” e “Capacitação dos colaboradores para a saúde mental”.
No segundo dia, o keynote speaker Tiago Pereira, psicólogo e membro Executivo da Direção da Ordem dos Psicólogos Portugueses, dedica a sua intervenção ao tema “SP500 – Segurança psicológica e o seu papel nas organizações”. Seguem-se dois grupos de trabalho sobre “Orientação de colaboradores para ferramentas de apoio na saúde mental” e “Medição regular de impacto de iniciativas de saúde mental nas organizações”.
Depois uma mesa redonda onde será debatido “Como é que os problemas de saúde mental no local de trabalho afetam as relações familiares?”, com a moderação de Frederico Fezas Vital, Diretor Executivo do Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, e a participação de Gustavo Jesus, médico psiquiatra e Diretor Clínico do PIN – Partners in Neuroscience, e Pedro Caldeira da Silva, Diretor da Especialidade de Pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia.
Posteriormente, a consultora e ativista de saúde mental Marta Rebelo endereça o tema “Do estigma à auto-estima: a saúde mental ocupacional d(e) o futuro”. O encerramento do evento está a cargo de Nuno Moreira Nuno Moreira da Cruz, Diretor Exectuivo do Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON.
Recorde-se que o Center for Responsible Business & Leadership, da Católica-Lisbon apresentou no final do ano passado o Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, o primeiro pacto global desenhado para promover e acelerar a melhoria da saúde mental nos locais de trabalho.
“Com este pacto qualquer organização poderá assumir o compromisso de colocar a saúde mental no topo da sua agenda estratégica, bem como implementar linhas de ação concretas que, progressivamente, contribuam para criar ambientes favoráveis e promotores da saúde mental de todos os colaboradores. Queremos desafiar as organizações a assumirem a sua responsabilidade em adotar medidas, de forma a mitigar os problemas colocados pela fragilidade da saúde mental em ambientes de trabalho”, disse, à data, Filipe Santos.














