Calor chega com força esta sexta-feira: massa de ar quente pode levar temperaturas até aos 40 graus ao longo do fim de semana

A partir desta sexta-feira pode esperar uma subida acentuada das temperaturas: a responsabilidade é de uma massa de ar quente vinda do Leste que vai acalmar o vento e permitir que as temperaturas, especialmente as máximas, se elevem para bem acima dos 30 graus, que se vai estender até pelo menos dia 8.

Em Lisboa, onde decorre a Jornada Mundial da Juventude, as temperaturas mínimas vão andar, esta sexta-feira, entre 17 e 21 graus e as máximas entre 29 e 33 graus. No dia seguinte, as máximas vão atingir entre 34 e 38 graus.

O IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera – emitiu devido ao calor um aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, para sábado e domingo, em Lisboa.

O IPMA indicou que o aviso laranja para o distrito de Lisboa, onde milhares de pessoas participam na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um evento presidido pelo Papa Francisco, vai estar ativo a partir das 00:00 de sábado.

As previsões do IPMA apontam para valores muito elevados da temperatura máxima para Lisboa, estando previsto para sábado 37 graus Celsius e para domingo 40 graus.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

No sábado à noite, no âmbito da JMJ, o Papa Francisco tem uma vigília com os jovens, no Parque Tejo, em Lisboa, às 9 horas de domingo, celebra a missa para o dia JMJ no Parque Tejo e às 16h30 participa num encontro de voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés.

O Papa Francisco vai estar no sábado de manhã em Fátima, Santarém, distrito que o IMPA colocou em aviso amarelo (terceiro da escala) devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O IMPA prevê para Fátima no sábado uma temperatura de 34 graus.