O preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais registou uma nova descida esta semana, mantendo a tendência de retração iniciada nas últimas três semanas. Segundo a análise semanal da DECO PROteste, o cabaz, composto por 63 produtos de primeira necessidade, passou a custar 240,56 euros, menos 3,74 euros face a três semanas atrás.
O cabaz inclui produtos de Carne, Congelados, Frutas e Legumes, Laticínios, Mercearia e Peixe, abrangendo artigos como peru, frango, carapau, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga. Estes valores são comunicados semanalmente aos meios de comunicação social e encontram-se detalhados em documentos complementares disponibilizados pela DECO PROteste.
Entre 27 de agosto e 3 de setembro, o cabaz apresentou uma diferença de apenas -0,61 euros (-0,25%) face à semana anterior. Comparando com o início do ano, de 1 de janeiro a 3 de setembro, a variação é ligeiramente positiva, com um aumento de 4,39 euros (1,86%). Já em comparação anual, entre 4 de setembro de 2024 e 3 de setembro de 2025, o cabaz subiu 15,45 euros (6,86%). Desde o início da análise, em fevereiro de 2022, o aumento acumulado chega aos 52,86 euros, correspondendo a 28,16% de valorização.
Apesar da descida global, alguns produtos registaram subidas consideráveis. Entre eles destacam-se o iogurte líquido, a batata vermelha e o grão cozido, que aumentaram cerca de 10% apenas na última semana. A DECO PROteste alerta ainda que existem 15 produtos cujo preço disparou mais de 50% desde o início da análise em 2022, mantendo a pressão sobre o orçamento das famílias.


















