A empresa de turismo espacial do multimilionário Jeff Bezos, a Blue Origin, anunciou a intenção de lançar para o espaço uma estação espacial comercial. A operação “Orbital Reef”, como foi apelidada, será executada até ao final da década.
De acordo com as informações avançadas pela empresa, esta estação será um “parque empresarial de uso misto” no espaço, terá capacidade para 10 pessoas e será construída em parceria com a Sierra Space e a Boeing, revela a ‘BBC’.
Esta estação possibilitará, entre outras oportunidades, “fazer filmes em microgravidade” ou “conduzir investigações de ponta”, revela a empresa, que acrescentou anda que esta também incluiria um “hotel espacial”.
O projeto foi apresentado numa conferência de imprensa, mas os executivos da Blue Origin e Sierra Space recusaram-se a dar uma estimativa dos custos de construção.
Este anuncio decorre na altura em que a Nasa se encontra à procura de propostas para substituir a Estação Espacial Internacional (ISS) já com 20 anos. A ISS precisa de reparações e a Nasa anunciou planos no início deste ano de conceder cerca de 350 milhões de euros em contratos privados a empresas espaciais para ajudar a agência a substituir a estação espacial.
A Blue Origin perdeu no mês passado um lucrativo contrato de cerca de 2,5 mil milhões de euros com a Nasa, que foi para o multimilionário Elon Musk, dono da Space X, um dos principais rivais da Blue Origin na corrida espacial comercial.














