Bentley, Rolls-Royce ou Triumph (entre outros…): centenas de clássicos ‘invadem’ hoje’ Lisboa e Porto
O Passeio dos Ingleses é um dos maiores eventos do género organizado na Europa e, este sábado, Lisboa e Porto recebem a partida da 21ª edição. Uma organização do Automóvel Club de Portugal, que vai contar com a participação de 204 clássicos representativos da história, indústria e cultura automóvel britânica. Ao volante de um Bentley, o comandante James Capps, da Marinha Real do Reino Unido, adido de defesa em Portugal e Cabo Verde, é um dos nomes que estão confirmados.
Um desfile de valor histórico, sentimental e material, impossível de traduzir na frieza de um número. Reservado a automóveis clássicos de fabrico inglês, há mais de duas décadas que o Passeio dos Ingleses revive o espírito que apaixonou milhões de aficionados em todo o mundo, com marcas como a Bentley, Aston Martin, Austin-Healey, Austin Morris, Caterham, Ford, Jaguar, Land Rover, Lotus, MG, Morgan, Riley, Rolls-Royce ou Triumph.
Duzentos e quatro automóveis clássicos vão, este sábado, espalhar charme pelas cidades de Lisboa e Porto, mas também nas estradas das regiões que integram o percurso do evento. Os concorrentes que partirem da capital vão rumar à Região do Oeste e os que se concentrarem no Porto vão partir com destino ao Minho.
O lote de automóveis não é apenas vasto, mas também muito diversificado. O mais antigo é um MG TC, fabricado em 1946, que vai ser tripulado por Pedro Villas Boas e Agostinho Macedo. Muita curiosidade vai despertar um Bristol 403, de 1954, equipado com um motor BMW, propriedade de José Santos Fernandes. A Bristol foi, talvez, a marca mais enigmática e exclusiva no setor automóvel do pós-guerra. Com recurso à experiência adquirida na construção de aeronaves, produziu alguns dos melhores automóveis desportivos da época. Entre os felizes proprietários de modelos da marca estão nomes como Bono, Liam Gallagher e Sir Richard Branson.
O Parque Eduardo VII é o local de concentração dos concorrentes em Lisboa, entre as 9h e as 9h30. A partida está agendada para as 10h, com destino à Casa de Reguengos (concelho de Mafra), mas com os participantes a serem divididos, a meio do percurso, em Grupo Desportivo e Grupo Turístico, seguindo os seus próprios itinerários. O Grupo Turístico faz uma paragem para visita ao jardim oriental Bacalhôa Buddha Eden, enquanto o Grupo Desportivo vai acelerar no Kartódromo do Bombarral, numa prova de Regularidade.
No Porto, o Museu Nacional de Soares do Reis é o palco da concentração, a partir das 9h, enquanto a partida está marcada para as 10h. O destino final é a Pousada de Santa Maria do Bouro (concelho de Amares), mas com uma paragem prévia no Mosteiro de Santo André de Rendufe.
O Passeio dos Ingleses conta com o apoio da Embaixada do Reino Unido, bem como dos municípios de Lisboa, Porto e Mafra, e tem o patrocínio da Bentley, Barbour e Twinings.
Programa Lisboa:
09:00 Concentração no Parque Eduardo VII
10:00 Partida do Passeio
11:30 Visita ao Bacalhôa Buddha Eden (Grupo Turistico)
11:30 Kartódromo do Bombarral (Grupo Desportivo)
13:30 Chegada à Casa de Reguengos para o almoço
14:00 Almoço
Programa Porto:
09:00 Concentração no Museu Nacional de Soares dos Reis
10:00 Partida do Passeio
11:30 Visita ao Mosteiro de Rendufe
13:00 Almoço na Pousada de Santa Maria do Bouro