Tem apenas 11 anos e obteve um resultado verdadeiramente impressionante num teste de QI (quociente de inteligência): Yufu Shah, natural de Leeds, no Reno Unido, obteve 162 pontos, o valor máximo que é possível obter, na avaliação feita pela Mensa, a maior, mais antiga e mais famosa sociedade de pessoas com alto QI do mundo.
O jovem inglês tem, assim, um QI mais alto do que Stephen Hawking ou Albert Einstein, ambos físicos teóricos que são apontados como tendo um QI de 160 – ainda que não se tenham certezas absolutas de que tenham ambos feito o teste.
Yusuf diz que os colegas da escola estavam sempre a elogiar-lhe a inteligência, e que por isso quis testar-se a si mesmo, fazendo o teste de QI. Após conhecer os resultados, o jovem e a família celebraram de forma simples, e foram jantar frango assado, relata o The Independet. “Toda a gente na escola diz que eu sou muito espero e eu sempre quis saber se estava no topo dos 2% de pessoas que fazem o teste. Sinto-me especial, por ter um certificado meu e sobre mim”, relata o adolescente.
Atualmente no 6.º ano de escolaridade, Yusuf sonha estudar matemática nas prestigiadas universidades de Cambridge ou Oxford. Nos tempos-livres, o rapaz gosta de resolver problemas matemáticos e sudokus, ou brincar com cubos de Rubik.
“Estou tão orgulhosa. É a primeira pessoa da família a fazer o teste da Mensa. Mas estava um bocadinho nervosa também, porque estava muita gente para fazer os testes. Achávamos que ele ia sentir-se intimidado pelos adultos que lá estavam no centro. Mas foi brilhante. Mesmo assim digo-lhe que o pai ainda é mais inteligente do que ele. Levamos isto de forma leve. Ensinamos aos nossos filhos que, mesmo que sejam talentosos, têm de ser os trabalhadores mais esforçados”, relata a mãe de Yusuf Sana.













