Azeite, carapau, dourada…: Cabaz de produtos de verão está 25% mais caro do que em 2022

Os consumidores portugueses vão enfrentar este verão um aumento expressivo no preço dos alimentos mais típicos da estação.

Pedro Gonçalves
Junho 20, 2025
18:31

Os consumidores portugueses vão enfrentar este verão um aumento expressivo no preço dos alimentos mais típicos da estação. De acordo com uma análise da DECO PROteste, um cabaz alimentar composto por 12 produtos habitualmente consumidos durante os meses mais quentes custa hoje, em média, 50,01 euros, o que representa um acréscimo de 25,27% face ao valor registado em 2022, quando o mesmo conjunto de produtos custava 40,72 euros.

O cabaz analisado pela DECO PROteste inclui alimentos como febras de porco, frango inteiro, robalo, dourada, carapau, azeite virgem extra, salsichas Frankfurt, café torrado moído, alface frisada, tomate chucha, cebola e batata vermelha. Estes são produtos frequentemente utilizados nas refeições dos portugueses durante o verão, especialmente em grelhados e saladas.

Entre os produtos que mais contribuíram para o aumento do valor do cabaz destacam-se o azeite virgem extra, cujo preço subiu 57% em comparação com 2022, e a batata vermelha, com um acréscimo de 43%. As salsichas Frankfurt também encareceram significativamente (mais 41%), seguindo-se o carapau, com um aumento de 32%, e a dourada, que registou uma subida de 25% no preço médio.

Variação dos preços ao longo do tempo

A DECO PROteste monitoriza regularmente o custo dos alimentos e, no âmbito desta nova análise dedicada ao verão, disponibilizou dados detalhados sobre a evolução dos preços:

  • Entre 11 e 18 de junho de 2025, o valor do cabaz subiu 0,74 euros (mais 1,5%).
  • Comparando o mesmo período deste ano com o ano passado (19 de junho de 2024 e 18 de junho de 2025), a diferença foi de 0,21 euros (mais 0,42%).
  • Face a junho de 2023, o cabaz está agora 4,80 euros mais caro (mais 10,62%).
  • Desde junho de 2022, o preço aumentou 10,09 euros (mais 25,27%).

Estes números refletem não só o impacto da inflação, mas também o agravamento do custo de determinados produtos essenciais na dieta de verão dos portugueses.

Nova análise semanal da DECO PROteste

A DECO PROteste anunciou ainda que, a partir desta semana, irá divulgar duas análises distintas por semana: a já habitual, centrada em 63 produtos alimentares essenciais, e esta nova análise dedicada especificamente ao cabaz de verão. O objetivo é fornecer aos consumidores informação mais detalhada sobre os produtos sazonais e ajudá-los a gerir melhor o orçamento familiar durante esta época.

Para além dos comunicados regulares aos meios de comunicação social, os consumidores podem aceder ao simulador de preços da DECO PROteste e comparar os preços dos supermercados online através da plataforma disponível em: https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/supermercado/simule-e-poupe/supermercados-online-qual-vende-mais-barato.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.