Audi Q6 e-tron: próximo passo na mobilidade elétrica premium. Conheça o novo modelo da marca dos quatro anéis
O Audi Q6 e-tron é o primeiro modelo de produção a assentar na Premium Platform Electric (PPE), dando o próximo passo na mobilidade elétrica premium. Com as suas características, o SUV elétrico é sinónimo de técnica vanguardista: o modelo define-se não apenas pelo impressionante desempenho dinâmico e capacidade de carregamento, mas também pela maior eficiência e superior autonomia.
O Audi Q6 e-tron incorpora o típico estilo SUV da Audi com uma linguagem de design ainda mais refinada. A nova arquitetura interior e as tecnologias pioneiras, em estreia neste novo modelo, dão início ao próximo capítulo na mobilidade elétrica na marca, uma experiência tangível no quotidiano. Com a gama Q6 e-tron, a mobilidade elétrica sai pela primeira vez da fábrica de Ingolstadt.
A PPE, desenvolvida em conjunto com a Porsche, e a arquitetura eletrónica E3 1.2 são marcos importantes na expansão da gama global de modelos elétricos da Audi. O Q6 e-tron sustenta a promessa da Audi em oferecer veículos elétricos nos principais segmentos até 2027. “Construído sobre a nova plataforma PPE, o Audi Q6 e-tron representa o próximo salto tecnológico na mobilidade elétrica premium para os nossos clientes”, afirma Gernot Döllner, presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, na estreia mundial na fábrica de Ingolstadt.
“A PPE mostra como estamos a reunir conhecimentos especializados dentro do Grupo Volkswagen, tornando assim a mobilidade elétrica adaptável. Graças à PPE, somos capazes de lançar modelos de grande volume com elevados padrões técnicos em diferentes segmentos e, assim, eletrificar ainda mais o nosso portefólio”, acrescentou o CEO da Audi.
A flexibilidade da PPE ajuda a transmitir, aos futuros modelos, o seu caráter independente e o ADN típico da Audi, apesar das bases técnicas partilhadas.
O Q6 e-tron estabelece novos padrões em termos de performance elétrica, autonomia e carregamento. Incorpora o típico estilo dos SUV da Audi, com uma linguagem de design e-tron ainda mais refinada e um elevado nível de conforto em utilização quotidiana. Graças à nova arquitetura eletrónica E3 1.2, os modelos Q6 e-tron representam o pináculo tecnológico no portfólio Audi.
Autonomia, performance e carregamento impressionantes
Motores elétricos potentes, compactos e altamente eficientes, bem como uma bateria de iões de lítio recentemente desenvolvida, composta por 12 módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 úteis), asseguram uma autonomia de até 784 km. O novo Audi Q6 e-tron garante o desempenho desportivo pelo qual a Audi é conhecida, com uma potência de 285 kW (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 19,4-17,0 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km combinadas: 0) e o SQ6 e-tron com uma potência de até 380 kW quando ativada a função overboost (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 18,4-17,5 (WLTP); emissões de CO2 combinada em g/km: 0), estabelecendo, assim, padrões em termos de performance, autonomia, carregamento, dinâmica e design.
No lançamento no mercado, estarão disponíveis duas variantes de modelos com tração integral, seguidas por uma motorização particularmente eficiente com tração traseira concebida para uma autonomia superior, que irá marcar a entrada da gama Q6 e-tron: o Q6. O Q6 e-tron quattro acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos (consumo combinado de eletricidade em kWh/100 km: 19,4-17,0 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km: 0). O SQ6 e-tron precisa de apenas 4,3 segundos (consumo de energia combinado em kWh/100 km: 18,4-17,5 (WLTP); emissões combinadas de CO2 em g/km: 0). As velocidades máximas dos veículos são de 210 km/h e 230 km/h respetivamente.
Graças à tecnologia de 800 volts e a uma capacidade de carga máxima de 270 kW de série, são possíveis paragens de carga curtas com o Audi Q6 e-tron. Até 255 km podem ser recarregados em apenas dez minutos numa estação de carregamento adequada (High Power Charging, HPC). O estado de carga aumenta de 10% para 80% em cerca de 21 minutos. A gestão térmica inteligente, de alto desempenho e preditiva é um componente-chave desta impressionante performance de carregamento.
Equipado com o Plug & Charge, o veículo liga-se a estações de carregamento compatíveis e inicia o processo de carregamento de modo totalmente automático. Se uma estação de carregamento funcionar com tecnologia de 400 volts, o Audi Q6 e-tron pode, pela primeira vez, permitir o carregamento da bateria de 800 volts, “dividindo-a” automaticamente em duas baterias com a mesma tensão, que podem ser carregadas em paralelo até 135 kW. Dependendo do estado de carga, as duas metades da bateria são primeiro equalizadas e depois carregadas simultaneamente. O carregamento AC até 11 kW é possível em carregadores domésticos normais.
Um componente importante para aumentar a eficiência e, portanto, a autonomia do Audi Q6 e-tron é o avançado sistema de regeneração. Cerca de 95% de todas as situações de travagem do dia a dia podem ser tratados por este sistema. O Audi Q6 e-tron recupera até 220 kW.
Design típico de um SUV Audi: o exterior
O Audi Q6 e-tron está posicionado no segmento médio premium e apresenta-se com um comprimento de 4.771 milímetros, uma largura de 1.993 milímetros e uma altura de 1.648 milímetros, este SUV oferece o máximo de espaço, conforto e versatilidade para o uso diário. A distância entre eixos de 2.899 milímetros disponibiliza bastante espaço para as pernas na segunda fila de bancos. Com estas dimensões, o Audi Q6 e-tron oferece espaço suficiente para cinco passageiros e bagagem, cumprindo assim, os requisitos que os clientes procuram num SUV.
O Audi Q6 e-tron tem proporções perfeitas graças à Premium Platform Electric. A relação entre uma longa distância entre eixos e projeções muito curtas cria a base para um poderoso conjunto familiar e dinâmico característico do exterior dos modelos Q da Audi. O Audi Q6 e-tron também incorpora a linguagem de design específica da família e-tron.
O seu impressionante visual de SUV confere-lhe uma aparência marcante e desportiva. As formas suaves da carroçaria estão em harmonia com as arestas laterais, conferindo dinamismo às sombras, mesmo quando parado. A frente vertical apresenta uma grelha Singleframe completamente fechada e uma moldura em prata selenite ou preto brilhante, que envolve a Singleframe e as entradas de ar de forma tridimensional. As luzes diurnas digitais com uma posição elevada, conferem ao Q6 e-tron um visual distinto.
As janelas são estreitas e ligeiramente afuniladas em direção à traseira e os pilares D, suavemente inclinados, fluem elegantemente para os ombros musculados da carroçaria. A inclinação entre o pilar D e o tejadilho confere ao veículo um design mais dinâmico e faz com que o habitáculo pareça mais comprido. Uma linha proeminente que vai das luzes traseiras até às portas, realça a secção superior dos contornos da carroçaria nos quais se apoiam
os pilares D suavemente inclinados. A Audi chama a este princípio central de design “tornar a tecnologia visível”. A arquitetura traseira limpa e ampla, com uma faixa de luz contínua, confere ao Q6 e-tron a clareza e a robustez típicas da Audi.
Pioneiro em tecnologia de iluminação
Com o Q6 e-tron, a Audi não está apenas a iniciar um novo capítulo na mobilidade elétrica, mas também numa parte importante do ADN da marca: a tecnologia de iluminação. Com a primeira assinatura de luz digital ativa do mundo, este SUV elétrico está a inaugurar uma nova era caracterizada pelo design e estética que são exclusivos da Audi.
Um módulo de software num dos cinco computadores principais do Audi Q6 e-tron torna possível esta forma de assinatura de luz. No caso das luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, os seis painéis OLED com um total de 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos usando um algoritmo especialmente desenvolvido. Graças à simbiose perfeita entre o design de iluminação e a nova tecnologia, a luz no novo Audi Q6 e-tron parece mais intensa e mais inteligente do que nunca. A assinatura de luz digital ativa também aponta o caminho para o futuro da tecnologia de iluminação da Audi.
À frente, a assinatura de luz digital ativa é criada pela interação do algoritmo com doze segmentos que aumentam e diminuem a intensidade da luz. Na parte de trás, todos os segmentos OLED digitais são utilizados para este fim. Os segmentos de luz individuais interagem de tal forma que a intensidade total da luz da assinatura luminosa é constante.
Com a segunda geração de luzes traseiras OLED digitais, opcionais, o Audi Q6 e-tron, eleva o design de iluminação, a funcionalidade e, consequentemente, a segurança rodoviária a um novo patamar. Pela primeira vez, as luzes traseiras OLED digitais podem comunicar com a zona envolvente do veículo de forma direcionada (Car to X).
A Audi também elevou as funções de segurança a um novo nível. O sistema de deteção de proximidade já conhecido de outros modelos Audi foi alargado no novo Q6 e-tron para incluir a luz de comunicação. Esta avisa os outros utentes da estrada sobre locais de acidentes e avarias. Além dos gráficos normais das luzes traseiras, a luz de comunicação apresenta uma assinatura estática específica das luzes traseiras com símbolos de aviso integrados em situações críticas de condução ou de trânsito.
A tecnologia, que se está a estrear no Audi Q6 e-tron, também estabelece novos padrões em termos de personalização: com um total de até oito assinaturas de luz digitais nas luzes diurnas dos faróis Matrix LED, opcionais, e nas luzes traseiras digitais OLED 2.0, o condutor pode personalizar o seu Q6 e-tron de uma forma completamente nova.
Um novo conceito de design entra em produção em série com o Q6 e-tron
O interior do Audi Q6 e-tron está mais do que nunca orientado para as necessidades do utilizador. O design tridimensional e de alto contraste do interior coloca deliberadamente elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial que é adaptada aos ocupantes em termos de design e ergonomia. O ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã do passageiro MMI formam um palco digital visualmente claro.
O interior enfatiza um ambiente acolhedor. O “Softwrap” estende-se das portas a todo o cockpit até à consola central, criando uma sensação de espaço homogénea e envolvente. As mesmas cores e materiais de alta qualidade, podem ser também encontrados nos bancos. Os materiais utilizados foram selecionados de um ponto de vista funcional e, ao mesmo tempo, asseguram uma clara diferenciação de design entre as várias áreas interiores do veículo. As áreas orientadas para o conforto são concebidas com superfícies generosas e materiais macios. Em contraste, as áreas de controlo de design preciso em preto brilhante de alta qualidade realçam a clareza da interação com o veículo.
Graças à PPE, desenvolvida especificamente para a mobilidade elétrica, o veículo apresenta uma generosa sensação de espaço e amplitude, bem como um elevado sentido prático para o dia-a-dia. O interior oferece muito espaço de arrumação e compartimentos. O maior conforto do lugar central do banco traseiro é típico de um automóvel elétrico com uma longa distância entre eixos (2.899 milímetros) e sem um túnel central.
A bagageira oferece 526 litros para arrumação e, mediante o rebatimento do banco traseiro, o espaço aumenta para 1.529 litros – os bancos traseiros podem ser rebatidos separadamente (40:20:40). Estão disponíveis mais 64 litros de arrumação no porta-bagagens dianteiro, sob o capot – um local conveniente para arrumar malas de viagem mais pequenas, por exemplo. Assim, o Audi Q6 e-tron oferece espaço suficiente para cinco passageiros e respetivas bagagens, cumprindo os requisitos procurados pelos clientes de modelos SUV da Audi.
E3 1.2 – Arquitetura eletrónica de elevado desempenho e orientada para o futuro
Com a recém-desenvolvida arquitetura eletrónica E3 1.2, os clientes experimentam a digitalização no veículo de forma mais direta do que nunca. O nome E3 significa Arquitetura Eletrónica End-to-End. Durante o desenvolvimento, o objetivo principal foi criar uma estrutura-padrão e preparada para o futuro. A arquitetura orientada para as funções baseia-se numa nova estrutura de cinco computadores de elevada performance (High-Performance Computing Platform, HCP), que controlam todas as funções do veículo, desde as funções de infotainment e de condução até à condução semiautónoma em fases evolutivas posteriores.
A arquitetura eletrónica mais potente até à data, em termos de capacidade de computação, está constantemente orientada para as necessidades dos clientes. Um dos focos do desenvolvimento foi a ligação em rede segura e de elevado desempenho de computadores, unidades de controlo e sensores, de modo a dominar sistemas mais complexos e manter a modularidade. Além disso, o E3 1.2 caracteriza-se por uma ligação contínua e de elevada performance para aplicações de dados Car-to-X e funções externas de computação intensiva. Fará a sua estreia no Audi Q6 e-tron, está concebido para ser utilizado em todos os modelos e constitui a base para futuras inovações.
Digital Stage: novo conceito de visualização e funcionamento
A gama Audi Q6 e-tron tem um interior totalmente conectado e digital com base na nova arquitetura eletrónica. Composto pelo ecrã panorâmico Audi MMI e pelo ecrã de passageiros MMI, opcional, o chamado Digital Stage é uma caraterística fundamental do interior. Os ecrãs claramente agrupados estão perfeitamente integrados no conceito de design e conferem ao interior uma sensação de espaço generoso e arejado. O ecrã panorâmico fino e independente do Audi MMI tem um design curvo e tecnologia OLED e consiste no Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e no ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas.
A área do condutor foi concebida como uma curva e o ecrã, com a sua forma côncava, está orientado para o condutor. Os contornos do ecrã curvo também fazem lembrar a moldura única típica da Audi. A iluminação ambiente faz com que o ecrã curvo pareça flutuar à noite e cria um ambiente adequado. Especialmente para os passageiros da frente, a Audi complementa o Digital Stage com o ecrã MMI de 10,9 polegadas para o passageiro da frente com Active Privacy Mode, que evita que distraia o condutor em movimento. Isto permite ao passageiro da frente visionar filmes/conteúdos de vídeo, ajudar na navegação ou até encontrar uma estação de carregamento, por exemplo.
Com o opcional head-up display de realidade aumentada, outro elemento central do Digital Stage, a Audi está a dar um grande passo em frente na tecnologia de visualização. Projeta um grande plano através do para-brisas em direção ao condutor e mostra informações relevantes, tais como velocidade, sinais de trânsito, assistência e símbolos de navegação. O plano de imagem está inclinado para a frente para melhorar a sensação de realidade aumentada. O foco do olho humano move-se com ele. Este processo e tecnologia virtual da imagem criam a impressão de que os elementos apresentados estão a flutuar até 200 metros de distância. O conteúdo virtual é assim perfeitamente integrado na realidade. A informação pode ser compreendida rapidamente sem incomodar ou distrair o condutor. O campo de visão da função de realidade aumentada corresponde a uma diagonal de cerca de 88 polegadas, visto da posição do condutor.
O assistente de voz inteligente da Audi, o Audi Assistant, pode ser utilizado para controlar inúmeras funções do veículo. O assistente digital com suporte de IA está perfeitamente integrado no veículo e, pela primeira vez, é apresentado através de um avatar no ecrã tátil central do MMI e no head-up display de realidade aumentada. O novo assistente de voz compreende mais de 800 comandos e pode ser ativado através de vários comandos e através da aplicação myAudi, por exemplo.
O assistente de voz regista continuamente com base no comportamento do utilizador e, assim, fornece apoio à pessoa que conduz. Este apoio pode ser agrupado em três categorias: sugestões proativas (as informações de contexto são utilizadas para sugerir proactivamente funções para ativação com base nestes dados), rotinas inteligentes (reconhece automaticamente sequências de funcionamento recorrentes, como a utilização do controlo da climatização do banco a partir de determinadas temperaturas exteriores) e listas inteligentes (como registo de chamadas). Os comandos por voz também são apresentados no ecrã. O assistente aprende constantemente com o comportamento do utilizador, apoiando assim o condutor.
Infotainment – o mundo digital dos clientes
O novo sistema de infotainment utiliza pela primeira vez o sistema operativo Android Automotive OS. O conteúdo está sempre atualizado graças às atualizações over-the-air. Assim, os mais recentes serviços Audi connect e o planeador de rotas e-tron melhorado, estão sempre atualizados. Aplicações, como o YouTube, estão disponíveis através da loja de aplicações integrada diretamente no MMI, não sendo necessário um smartphone.
A loja dá aos clientes acesso a uma vasta gama de aplicações, de várias categorias como: música, vídeo, jogos, navegação, estacionamento e carregamento, produtividade, meteorologia e serviços noticiosos. A loja está em constante expansão e a oferta de aplicações opcionais é específica para cada mercado.
O coração do sistema de som Bang & Olufsen Premium, opcional, é um amplificador altamente eficiente. Aciona 20 altifalantes com 830 watts de potência. Quatro deles estão integrados nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, permitindo, pela primeira vez num Audi, zonas de som. A luz de interação dinâmica (IAL) oferece uma variedade de funções de comunicação e apoia, assim, a interação do automóvel com os ocupantes, envolvendo o interior e o cockpit num arco largo. O equipamento de série da série Q6 e-tron também inclui o planeador de rotas melhorado.
Dinâmica afinada com precisão, graças à nova direção e distribuição do binário
A maioria dos sistemas e componentes do chassis foram desenvolvidos recentemente. Típicas da Audi são a aceleração e a desaceleração superiores e facilmente controláveis em todas as situações de condução. No que respeita ao chassis, existe uma filosofia de configuração definida com precisão, com sistemas de controlo da suspensão coordenados com precisão entre si. A dinâmica do Q6 e-tron é significativamente influenciada pelo eixo dianteiro parcialmente redesenhado. Pela primeira vez num modelo Audi, os braços de controlo estão posicionados à frente dos braços de suspensão, resultando em vantagens de acondicionamento para a bateria de alta tensão. Os componentes recentemente desenvolvidos resultam em propriedades cinemáticas melhoradas.
A cremalheira da direção é agora fixada a uma subestrutura. A cinemática aperfeiçoada do eixo proporciona uma dinâmica visivelmente melhorada e o novo eixo dianteiro também melhora o comportamento da direção, tornando o veículo significativamente mais ágil.
A distribuição do binário na traseira, como parte de um sistema de tração integral variável, também melhora as características dinâmicas do Q6 e-tron. As diferentes dimensões dos motores elétricos nos eixos traseiro e dianteiro permitem uma distribuição do binário com prevalência pelo traseiro, mesmo com carga total. Para complementar a distribuição do peso na traseira, bem como para garantir ainda mais aderência e dinâmica, os pneus traseiros do Q6 e-tron são mais largos do que os da frente.
Sempre pronto a ajudar – os sistemas de assistência ao condutor
Relativamente aos sistemas de assistência à condução do novo Q6 e-tron, a Audi disponibiliza uma vasta gama de funções que melhoram significativamente a utilização diária e a segurança para todos os utentes da estrada. Uma nova caraterística para o Q6 e-tron é o assistente de condução adaptativo plus, opcional.
Não só ajuda na aceleração, na manutenção da velocidade e da distância e na orientação da faixa de rodagem, como também utiliza dados de mapas de alta resolução e dados de outros veículos agregados na nuvem para melhorar o comportamento do Q6 e-tron. Este SUV utiliza os sensores de radar, a câmara frontal e os sensores ultrassónicos para uma orientação fácil de operar. O veículo utiliza, ainda, as informações recolhidas para criar uma rota virtual e segue-a de forma fiável e tão confortável quanto possível em toda a faixa de velocidades e em situações de tráfego intenso.
A assistência ao estacionamento traseiro, o controlo de velocidade de cruzeiro, o aviso de saída da faixa de rodagem, a assistência à eficiência, a assistência ativa dianteira e um sistema de aviso de distração e sonolência estão todos integrados de série desde o lançamento. Os clientes podem optar por outros sistemas de assistência e um pacote de segurança como parte de vários conjuntos de equipamento.
Materiais provenientes de processos de reciclagem
Os materiais preparados através de processos de reciclagem reduzem a utilização de recursos primários na produção do Q6 e-tron, assegurando um ciclo fechado e, por conseguinte, eficiente e sustentável. Além dos materiais feitos de poliéster reciclado, os componentes plásticos típicos dos modelos elétricos, como a bagageira e as coberturas adjacentes na secção dianteira do Q6 e-tron, também são feitos de material reciclado, o que também se aplica às coberturas sob o para-brisas e sobre a entrada de ar condicionado.
Para produzir o aço necessário para a secção exterior do tejadilho de todos os modelos Q6 e-tron, a Audi reutiliza aço maioritariamente proveniente de veículos em fim de vida. Este componente é um bom exemplo de como a Audi pretende utilizar mais materiais secundários pós-consumo nos seus produtos futuros.
Sustentável e flexível: produção do Audi Q6 e-tron
A família de modelos Q6 e-tron, a primeira gama de modelos totalmente elétricos produzidos na fábrica de Ingolstadt, representa o compromisso da Audi com a sustentabilidade, desde a produção até ao produto final. A empresa está gradualmente a reequipar todos os locais de produção para o fabrico de modelos totalmente elétricos, em vez de construir novos. Em consonância com a decisão antecipada de eliminar gradualmente o motor a combustão, a Audi também promoveu intensamente a formação dos seus colaboradores para as necessidades do futuro, por exemplo, na nova fábrica de montagem de baterias em Ingolstadt. A marca dos quatro anéis está assim a aumentar a integração vertical e a trazer competências importantes para as fábricas. Ao mesmo tempo, a Audi está a criar oportunidades de emprego.
Para produzir o modelo Q6 e-tron de forma sustentável e eficiente, a Audi utiliza estruturas e sistemas existentes, integrando perfeitamente o modelo nas linhas de montagem existentes. Para os modelos com a plataforma PPE, as carroçarias são produzidas na fábrica de Ingolstadt, num edifício com cerca de 148.000 metros quadrados. Os componentes da carroçaria para os modelos Q6 e-tron são fabricados por turnos de 328 funcionários e 1.150 robôs com um grau de automatização de 87%.