Audi acelera os preparativos para uma entrada bem-sucedida na Fórmula 1
Liderada pelo CEO da Audi, Gernot Döllner, a marca dos quatro anéis deixou claro o foco no futuro com a Audi Agenda.
Produto e tecnologia, bem como o posicionamento mais forte da marca Audi no palco global estão em destaque. Neste contexto, os membros dos Conselhos de Supervisão da AUDI AG e da Volkswagen AG decidiram agora reforçar o compromisso com a Fórmula 1 e acelerar os preparativos para o início da época de 2026. A Audi planeia adquirir uma participação de 100% no Grupo Sauber. Oliver Hoffmann será a pessoa responsável pelo programa global da Audi na Fórmula 1 como representante geral. Como CEO da Audi F1 Team, Andreas Seidl será responsável pela implementação do projeto de F1, bem como pela gestão da Audi F1 Team.
Oliver Hoffmann, que atualmente dirige a divisão de Desenvolvimento Técnico, será nomeado representante geral pelo Conselho de Administração e, como resultado, será responsável pela implementação do compromisso da AUDI AG na Fórmula 1 e pela entrada no patamar máximo do desporto automóvel.
O cargo recém-criado irá reunir os três pilares do programa de Fórmula 1: a participação na reconhecida equipa de competição suíça, o desenvolvimento do motor pela Audi Formula Racing GmbH nas instalações de Neuburg, bem como a direção estratégica e a ativação do programa pela AUDI AG. Além do lançamento bem-sucedido do programa de Fórmula 1, este agrupamento visa também reforçar a marca Audi no palco global e assegurar uma estreita colaboração entre o desporto automóvel e a produção em série.
Neste contexto, a Audi planeia adquirir a totalidade da Sauber Holding AG
Foi alcançado um acordo correspondente com o atual acionista maioritário Islero Investments AG, que apoia totalmente a mudança. Para além de presidir ao comité de acionistas da Audi Formula Racing GmbH, Oliver Hoffmann passará a ser o presidente do Conselho de Administração de todas as empresas Sauber.
Assim, Oliver Hoffmann deixa o cargo de membro do Conselho de Administração da AUDI AG. O CEO da Audi, Gernot Döllner, assumirá a direção da divisão de Desenvolvimento Técnico, para além das suas responsabilidades atuais e continuará a transformação em curso do Desenvolvimento Técnico.
Além de encurtar os períodos de desenvolvimento, o foco está principalmente em estruturas mais eficientes e áreas claras de responsabilidade, a fim de operacionalizar a priorização de produtos e tecnologias, conforme prescrito pela Audi Agenda.
Como CEO da Audi F1 Team, Andreas Seidl será responsável pela implementação do projeto Audi F1, bem como da Audi F1 Team e ainda será o rosto da futura equipa de Fórmula 1 da Audi.
“A entrada na Fórmula 1 não é apenas o auge da história de muito sucesso da Audi no automobilismo, mas também um desafio desportivo tão grande quanto um compromisso financeiro. Através das novas responsabilidades de Oliver Hoffmann e da aquisição completa do Grupo Sauber, estamos a acelerar os nossos preparativos para a temporada de 2026”, referiu Manfred Döss, presidente do Conselho de Supervisão da AUDI AG.
“A Audi deve manter-se tecnologicamente flexível, capaz de atuar e preparada para o futuro. Para o efeito, precisamos de um rumo claro”, precisou Jörg Schlagbauer, vice-presidente do Conselho Fiscal e presidente do Conselho Geral da AUDI AG. “A ‘Vorsprung durch Technik’ deve ser a nossa aspiração. Esta é agora a principal prioridade da direção. Por isso, estou ansioso por colaborar ainda mais intensamente com Gernot Döllner. Os agradecimentos de todos os empregados da Audi vão para Oliver Hoffmann pelo seu trabalho. Desejamos a ele e à nossa marca muito sucesso na classe rainha do desporto automóvel.”
“Agradeço a Oliver Hoffmann pela sua incansável dedicação como membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico. Nos últimos anos, Oliver contribuiu significativamente para o aperfeiçoamento do ADN do produto Audi, que estamos agora a introduzir no mercado, passo a passo, com o lançamento do Audi Q6 e-tron”, indicou Gernot Döllner, presidente do Conselho de Administração da AUDI AG. “Em particular, os modelos de grande volume baseados no PPE e PPC, que são importantes para nós, levam a sua assinatura.”
A vasta experiência de Hoffmann no desporto automóvel faz dele o homem certo no momento certo. Como membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento Técnico e como Diretor da Audi Sport, conseguiu alcançar grandes sucessos no desporto automóvel para a marca dos quatro anéis. Estes incluem vitórias e campeonatos internacionais em corridas de clientes, no DTM e no Campeonato do Mundo de Fórmula E, totalmente elétrico. Recentemente, a Audi foi o primeiro construtor de sempre a vencer o famoso e célebre Rali Dakar com um inovador sistema de propulsão eletrificado. Os preparativos para a entrada na Fórmula 1 em 2026 estão em pleno andamento.
Oliver Hoffmann salientou o agradecimento “a toda a equipa de Desenvolvimento Técnico pelo excelente desempenho nos últimos anos e estou orgulhoso dos excelentes produtos resultantes do nosso trabalho intensivo, que iremos trazer para as ruas nos próximos meses. O desporto automóvel, em particular a Fórmula 1, é a minha grande paixão. Estou convencido de que, ao agrupar responsabilidades e assumir 100% do Grupo Sauber, iremos acelerar ainda mais os nossos preparativos para o arranque em 2026. Estou satisfeito por termos conseguido assegurar os serviços de Andreas Seidl como CEO da Audi F1 Team”.
“Ele é exatamente o homem certo para o nosso ambicioso plano. Graças à sua vasta experiência em funções de liderança no lado do fabricante e da equipa de Fórmula 1, ele dará uma contribuição significativa para o projeto de Fórmula 1 da Audi”, concluiu.
Nascido em Passau, na Alemanha, Andreas Seidl iniciou a sua carreira nos desportos motorizados no programa de Fórmula 1 da BMW, onde foi também diretor de Operações de Corrida. Como chefe de equipa, Seidl celebrou vários campeonatos mundiais e três vitórias gerais nas prestigiadas 24 Horas de Le Mans. De 2019 a 2022, Seidl foi chefe de equipa da McLaren Formula 1 Team, antes de assumir o cargo de CEO do Sauber Group em 2023.
“Agradeço a Gernot Döllner e Oliver Hoffmann pela sua confiança e estou ansioso por liderar a Audi na Fórmula 1 juntamente com uma equipa altamente motivada como CEO da Audi F1 Team. Temos um roteiro claro para nos tornarmos competitivos tanto em Hinwil como em Neuburg. Temos objetivos ambiciosos. A sua concretização está em curso e será ainda mais acelerada com a aquisição total da Sauber pela AUDI AG”, concluiu Andreas Seidl.