Audi A6 e-tron: conheça os novos padrões de design e autonomia já disponíveis para encomenda
No Salão de Shanghai de 2021, o Audi A6 e-tron concept fez a sua estreia como precursor de uma família inovadora de modelos totalmente elétricos em larga escala. Agora, o Audi A6 e-tron é lançado nas versões Sportback e Avant.
Enquanto segundo modelo baseado na plataforma elétrica Premium Platform Electric (PPE), oferece as já reconhecidas qualidades desta base, como performance, autonomia, eficiência e carregamento. É também o primeiro modelo da plataforma a incorporar um conceito de piso plano. O exterior destaca-se pelo design imponente, desportivo e perfeitamente proporcionado. O interior reflete a nova filosofia de design da Audi.
Dependendo do equipamento escolhido, o A6 e-tron apresenta várias inovações, como espelhos exteriores virtuais de segunda geração, um teto panorâmico em vidro com controlo de transparência e anéis iluminados na parte traseira. É já possível realizar encomendas do novo A6 Sportback e-tron, com preços recomendados a partir de 66.900 € e do A6 Avant e-tron com preços recomendados a partir de 68.741€.
“O A6 e-tron é o primeiro modelo totalmente elétrico da Audi disponível nas carroçarias Sportback e Avant”, afirmou Gernot Döllner, CEO da AUDI AG. “O seu design marcante oferece a melhor aerodinâmica da gama da Audi e, consequentemente, maior eficiência. Com uma autonomia superior a 700 quilómetros e uma dinâmica excecional, este modelo vai entusiasmar as pessoas com a mobilidade elétrica.”
O design limpo da carroçaria do Audi A6 e-tron foca-se na dinâmica, elegância e progressividade. A frente é simultaneamente harmoniosa, homogénea e expressiva. Já na traseira, o design combina elegância desportiva com uma presença poderosa. A arquitetura limpa, complementada por uma faixa contínua de luzes tridimensionais, confere clareza e equilíbrio ao design. O spoiler traseiro distinto realça o perfil desportivo da carroçaria Sportback, enquanto o difusor traseiro reforça a aparência dinâmica do veículo.
Na Audi, não há contradição entre design desportivo e aerodinâmica: uma configuração básica ideal e inúmeros ajustes de precisão resultaram num valor Cd excecional de 0,21 para o Sportback, tornando-o o Audi mais aerodinâmico de todos os tempos e o melhor veículo de todo o Grupo VW. O Avant, com um Cd de 0,24, também atinge resultados excelentes, posicionando-se como um dos melhores no seu segmento.
Com este novo modelo, a Marca reforça o seu papel de liderança no design e na tecnologia de iluminação – uma parte essencial do seu ADN. Os faróis e as luzes traseiras tridimensionais apresentam assinaturas de luz digitais, que unem os mundos físico e digital. Dependendo do equipamento escolhido, a gama Audi A6 e-tron oferece luzes de circulação diurna digitais com tecnologia LED na frente e luzes traseiras digitais OLED de segunda geração.
O interior do Audi A6 e-tron é sistematicamente adaptado às necessidades do utilizador. Por exemplo, o interior tridimensional e de alto contraste coloca deliberadamente elementos em primeiro plano ou em segundo plano, criando uma arquitetura espacial com estética e ergonomia adaptadas aos ocupantes.
Motores elétricos potentes, compactos e altamente eficientes, combinados com uma bateria de iões de lítio recém-desenvolvida, composta por doze módulos e 180 células prismáticas, com uma capacidade bruta total de 100 kWh (úteis: 94,9 kWh), garantem uma autonomia de até 754 quilómetros (A6 Sportback e-tron performance) ou até 716 quilómetros (A6 Avant e-tron performance).
Em 21 minutos, o estado de carga (SoC) sobe de 10 a 80%. O sistema inteligente de controlo térmico de alta performance e preditivo é essencial para esse desempenho impressionante. O Audi A6 e-tron permite o carregamento otimizado em estações de carregamento com tecnologia de 400 volts. A bateria de 800 volts é eletricamente dividida em dois bancos de 400 volts, que podem ser carregados em paralelo com até 135 kW. Com uma wallbox doméstica, é possível carregamento AC de até 11 kW. Opção de carregamento AC de 22 kW será disponibilizada posteriormente.