Atenção, condutores: isto é o que acontece ao seu carro quando circula com a luz de reserva acesa

Os combustíveis em Portugal registaram, esta segunda-feira, um aumento expressivo nos preços, pelo que os condutores planeiam ir a uma bomba de gasolina o mais tarde possível – até mesmo deixando o carro entrar na reversa. Quase todos os condutores já tiveram, em algum momento, com a luz amarela acesar… mas não é aconselhável ir a este extremo.

A luz amarela indica-nos que é altura de procurar uma estação de serviço: acende quando o tanque tem entre 10 e 15% de combustível, quantidade que se costuma ‘esticar’ ao máximo, embora não seja o mais aconselhável: de acordo com a ‘SPG Talleres’, citado pela publicação espanhola ‘El Economista’, há razões pelas quais não é de todo recomendado realizar esta prática regularmente.

Se conduzir com a reserva ativada de forma extraordinária, pode ter certeza de que nada vai acontecer com o seu carro, mas fazer isso com naturalidade pode causar sérios danos ao veículo.

O combustível, seja ele qual for, sempre carrega resíduos que tendem a ficar depositados no fundo do tanque. Circular na reserva com frequência pode fazer com que essas impurezas entrem na injeção, danificando os elementos do próprio sistema. E a avaria pode custar muito caro. Nos carros a gasolina pode custar cerca de 200 euros mais mão-de-obra, e no caso dos carros a diesel o custo do injetor pode chegar aos 350 euros. E se o problema for na bomba injetora, os danos podem custar cerca de 450 euros.

A bomba de combustível também pode estar danificada

Além dos elementos já mencionados, a bomba de combustível também pode ser afetada ao conduzir na reserva: a bomba de combustível é o que suga o combustível para que o carro funcione corretamente e se o nível não estiver adequado, ou seja, estiver muito baixo, o que acontece é que se formam bolhas de ar, obrigando essa peça a trabalhar demais. Este trabalho extra da peça provoca uma redução significativa da vida útil e faz com que tenhamos de trocá-la mais cedo do que deveríamos – não é uma reparação económica.

Da mesma forma, rodar o carro na reserva faz com que o filtro de combustível deixe de cumprir a sua função adequadamente, com uma consequência: o consumo de gasolina aumenta e, a longo prazo, afeta economicamente.

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