Um ataque de abelhas, no centro de Aurillac, em França, junto de colmeias instaladas no telhado de um hotel, neste domingo, vitimou 24 pessoas, entre as quais três bombeiros: três das vítimas foram tratadas pelos serviços de emergência e internadas no hospital em urgência absoluta, após terem sofrido uma reação alérgica às múltiplas picadas. Um octogenário sofreu uma “paragem cardíaca”, mas conseguiu ser reanimado.
O estado das vítimas foi estabilizado durante a tarde, segundo os bombeiros, enquanto o Ministério Público abriu um inquérito.
O incomum ataque terá sido motivado pela presença de vespas asiáticas, que se encontram perto das colmeias: estes predadores podem ter provocado uma reação defensiva por parte das abelhas.
De acordo com a autarquia, a polícia e os serviços técnicos de Aurillac montaram um perímetro de segurança na zona até a situação ficar “sob controlo”.
Na sequência do incidente, o presidente da Câmara de Aurillac, Pierre Mathonier, declarou que estava a considerar a possibilidade de proibir a presença de colmeias no seu município.
[Attaque d'abeilles à Aurillac | Point de situation de 13h]⤵️ pic.twitter.com/d241xF57Rf
— Préfet du Cantal (@Prefet_15) July 6, 2025














