Aston Martin comemora 110º aniversário com ‘Valour’: supercarro V12 chega com 705 CV

A Aston Martin vai comemorar um século – e uma década – de forma ‘estonteante’: em homenagem aos 110 anos, a marca britânica revelou o seu novo supercarro, com motor V12, chamado de Valour – vai estar limitado a apenas 110 unidades globalmente. O modelo foi apresentado como “o último de uma era”, devido aos detalhes de design retro e uma caixa de velocidades manual.

Como o Aston Martin Victor de 2020, o Valour procurou inspiração no icónico V8 Vantage das décadas de 1970 e 1980 – e foi feito um excelente trabalho ao misturar o antigo com o novo: o capô em forma de concha ou os faróis arredondados são prova disso.

O interior não é menos extravagante. Os designers da Aston Martin pegaram o clássico tweed de lã – como o DBR1, vencedor de Le Mans em 1959 – e misturaram-no com detalhes em fibra de carbono de alta tecnologia e bancos modernos e leves. Até mesmo a maçaneta arredondada de madeira tem o seu próprio charme.

O V12 em questão é uma unidade de 5,2 litros com turbo duplo montada na frente que produz 705 cavalos de potência: chega com transmissão manual de seis velocidades e um diferencial mecânico de deslizamento limitado.

Como esperado, a Aston Martin não forneceu qualquer detalhe sobre o preço. O Valour vai iniciar a produção na sede da marca britânica, em Gaydon, no Reino Unido no terceiro trimestre de 2023, com as primeiras entregas planeadas para este ano.