A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na sequência da avaria ocorrida esta quinta-feira, determinou a suspensão imediata do equipamento de diversão instalado na Feira de São Mateus, em Viseu: os inspetores deslocaram-se esta sexta-feira ao local para realizar todas as diligências consideradas necessárias face à situação em causa.
Recorde-se que sete pessoas ficaram presas, a vários metros de altura, num carrossel em Viseu, após o braço mecânico da diversão ter ficado bloqueado. Foi necessária a intervenção dos bombeiros para o resgate, que durou três horas, sendo que não foram registados feridos.
A ASAE apurou que o equipamento de diversão em causa havia sido sujeito, no passado dia 8, a uma inspeção anual, efetuada já no recinto da Feira de S. Mateus, por um Organismo de Inspeção de Equipamento de Diversão certificado pelo IPAQ, tendo concluído a mesma que o equipamento reunia à data da inspeção as prescrições de segurança previstas.
Contudo, face à ocorrência de ontem, a “ASAE, como medida cautelar, determinou a suspensão do funcionamento do referido equipamento, até que o mesmo seja sujeito a nova inspeção por entidade legalmente habilitada para o efeito, após o processo de reparação”, pode ler-se no comunicado.
A organização da Feira de São Mateus já havia anunciado a abertura “de um processo de averiguações para perceber o que é que aconteceu com esta avaria, o que esteve na origem, e depois agir em conformidade com as conclusões que forem retiradas”, indicou o presidente da Viseu Marca, organizadora da Feira de São Mateus, Pedro Alves.














