Após ataque com tinta: Representantes de várias organizações entregam carta aberta ao ministro do Ambiente

Exatamente um mês após Duarte Cordeiro ter sido atacado por ativistas climáticos, que lhe lançaram ovos com tinta durante uma conferência, esta quinta-feira um grupo de representantes de 19 organizações, movimentos e individualidades vai entregar um carta aberta ao ministro do Ambiente e da Ação Climática.

A ação é lançada sob o mote “Por uma Nova Política para a Natureza” e a carta será entregue ao governante pelas 15h30, na Secretaria-Geral do Ambiente.

Só nessa altura é que a missiva e o seu teor serão conhecidos, já que serão publicados ao mesmo tempo no site www.novapoliticadoambiente.com.

No dia 26 de setembro, Duarte Cordeiro participava como orador numa confer~encia organizada pela CNN Portugal, quando foi atingido por ovos cheios de tinta verde, arremessados por ativistas do movimento Climáximo. Logo se levantaram da plateia três ativistas, que gritavam “Sem futuro não há paz” e “o nosso Mundo não é um negócio” enquanto atiravam mais tinta ao ministro.

“Faz parte”, diz Duarte Cordeiro, enquanto se levantava, e as ativistas criticam o evento “patrocinado pela Galp e pela EDP”, empresas cujos diretores-executivos estavam a assistir à conferência.

As ativistas acabaram identificadas pela PSP. A conferência foi depois momentaneamente interrompida antes de continuar a intervenção de Duarte Cordeiro, já sem gravata ou blazer, que ficaram manchados com tinta.

Defendeu depois que “estas formas de manifestação não resultam” e contribuem para que a causa climática “perca apoio social”.

O ministro mostrou ainda algum humor, dizendo “pelo menos acertaram na cor, é verde, que é uma cor que aprecio”, fazendo referência ao facto de ser adepto do Sporting.

Já na semana passada, foi a vez de Fernando Medina, ministro das Finanças, também ter sido atacado por ativistas com tinta verde, quando falava na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Fernando Medina atacado com tinta verde por ativista climática