Agentes da PSP disfarçam-se de turistas em Lisboa para travar carteiristas

“São verdadeiros profissionais da arte de furtar carteiras”, referiu fonte da PSP

Revista de Imprensa
Maio 19, 2025
9:42

A Unidade Especial de Combate a Carteiristas, criada pela PSP, deteve em 2024 149 suspeitos, um aumento de 43% face ao ano anterior. Segundo a edição desta segunda-feira do ‘Correio da Manhã’, os agentes andam, muitas ocasiões, vestidos à paisana, a fazer-se passar por turistas, nas ruas para combater este crime em Lisboa.

“Um bom carteirista pode fazer quatro, cinco, seis furtos, num dia. Numa só carteira estão, normalmente, 500 euros (…) são verdadeiros profissionais da arte de furtar carteiras”, referiu fonte da PSP ao jornal diário.

No entanto, este jogo ‘do gato e do rato’ obriga muitas vezes à renovação de agentes para não se tornarem caras conhecidas. A audácia dos carteiristas também foi destacada: muitos vestem-se igualmente como turistas, com mochilas às costas e máquinas fotográficas na mão, para depois escolher muito bem os alvos – os turistas asiáticos são ‘particularmente apreciados’, pois costumam transportar grandes quantidades de dinheiro consigo.

A maioria dos carteiristas atua em grupo. “Estamos a falar em redes criminosas itinerantes”, indicou o subintendente da PSP Sérgio Soares. “As redes vão evoluindo e alterando o seu ‘modus operandi’”, explicou, salientando tratarem-se sobretudo de romenos que circulam por várias cidades europeias.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.