Acordo de Paris pode empurrar preço do petróleo para apenas 10 dólares

O preço do petróleo pode afundar para 10 dólares por barril, em 2050, caso as metas traçadas pelo Acordo de Paris sejam cumpridas. O valor é apontado pela consultora Wood Mackenzie, cuja análise aponta também para o sucesso da eletrificação do mercado energético como potencial motor da queda abrupta do preço do petróleo.

No fundo, se os líderes mundiais conseguirem limitar o aquecimento global a dois graus no decorrer das próximas três décadas, a procura pelo petróleo deverá cair significativamente e, com ela, o preço por barril. Neste cenário, a maioria dos combustíveis poluentes irá sofrer, mas o petróleo é mesmo o que mais se destaca: a procura pode recuar 70% até 2050 face aos níveis atuais.

Segundo a Wood Mackenzie, citada pela CNBC, a procura por petróleo poderá começar a decrescer já em 2023, acelerando a partir daí com quebras estimadas de dois milhões de barris por dia.

Recorde-se que perto de 200 países ratificaram o Acordo de Paris, em 2015, comprometendo-se a levar a cabo todos os esforços possíveis para limitar o aumento da temperatura média do planeta. Numa análise publicada pelas Nações Unidas a 26 de fevereiro, porém, fica claro que as promessas feitas estão longe da concretização necessária.

Perante esta realizada, a consultora frisa que os dados avançados dizem respeito a um possível cenário em que são implementadas as medidas necessárias para combater as alterações climáticas. Não é uma estimativa com base nos resultados disponíveis atualmente.






Comentários
Loading...