“Acertar é um jogo de sorte”: Soldados russos queixam-se que munições norte-coreanas estão a “explodir” aleatoriamente
Os soldados russos nas frentes de combate na Ucrânia têm vindo a queixar-se aos superiores de problemas de funcionamento das munições fornecidas pela Coreia do Norte às Forças Armadas da Rússia. Segundo alguns relatos, as munições causam “explosões” aleatórias nas armas em que estão carregadas.
A Tendar, que monitoriza canais de Telegram ligados ao Exército russo, apurou que, em várias publicações, os soldados estão a expor as consequências das munições com problemas.
“Vários bloggers russos dão conta que de a munição vinda da Coreia do Norte é mal produzida e inconsistente. Mesmo do mesmo lote, são óbvios desvios da composição e pólvora”, indica o relatório.
Outros relatos assinalam que as munições, que farão porte do alegado pacote de mil milhões de munições e artilharia que Kim Jong Un está a fornecer à Rússia, são “de má qualidade”. “Apontar e acertar num alto torna-se um jogo de sorte”, lê-se nos relatos, citados pelo Express.
“Os relatos surgem após informação de desvios na produção de munições, em termos de tolerâncias de fabrico, que eram muito para além dos parâmetros aceitáveis, e que estavam a levar a que equipamentos de artilharia russa explodissem”, finaliza a análise da Tendar.