A390_β, a nova silhueta Fastback da Alpine

O modelo cujo design exterior é 85% fiel ao do futuro modelo de produção é, no mínimo, cativante. Foi buscar toda a sua inspiração para esta transição elétrica ao local onde nasceu: Os Alpes! Desde as rochas, os minerais e a neve.

Um dos pilares da marca assenta muito na sustentabilidade e tal percebe-se pois toda  a sua produção assenta na zona dos ALPES, com as suas várias fábricas.

O triângulo da marca surge desenhado em vários elementos da carroçaria. As JLL tiveram o seu desenho inspirado nos flocos de neve, assim como os bancos, nas formas, na textura e no toque (para não falar na cor branca). Os encostos de cabeça foram criados em 3D para permitir maior liberdade aos designers num desenho difícil de obter por processos tradicionais. A revesti-los, uma transparência plástica. O chão do A390_β foi feito com materiais reciclados de carbono provenientes da aviação e de painéis fotovoltaicos (além de que, a mesma fábrica – numa ótica de economia circular – também está próxima de uma das fábricas Alpine).

Os bancos dianteiros (baquets da Fórmula 1 digitalizada) com quatro amortecedores hidráulicos, adaptam-se para recriar a posição de um piloto de F1, ou para uma posição quotidiana; já agora o volante tem inspirações nesse desporto, bem como o painel de instrumentos (um triângulo luminoso que representa graficamente o eixo de condução. Três lâminas de vidro atrás do volante, posicionadas sucessivamente, que criam um efeito holográfico para uma leitura dinâmica e multidimensional das informações de condução). Já o passageiro tem também um ecrã (inspiração dos ralis) para “ajudar” o condutor.

Já o banco traseiro, montado numa única peça, sem costuras – para dar aos passageiros a impressão de serem os primeiros a pisar um manto de neve pura – enquadra-se com formas curvas dos painéis das portas, da zona central e dos apoios de cabeça que evocam as curvas das encostas sinuosas.

Os spoilers frontal e  traseiro são ativos para uma melhoria da eficiência e da carga aerodinâmica

A exuberância do A390_β, mesmo nesta versão Beta  é inspiracional e o seu desenho cativante. As soluções aqui implementadas não visam um futuro distante, mas um futuro próximo.

O A390_β é a antevisão do futuro fastback desportivo da Alpine, concebido como um A110 de 5 lugares. E a marca levou isto tão à letra que procurou dotar o A390_β do mesmo nível de desempenho, eficiência e a experiência de condução que o A110, mesmo com dimensões maiores e sendo elétrico.

Todas estas soluções a marca quer tê-las a partir de 2025, no seu automóvel de produção, construído em França, na histórica fábrica de Dieppe.

Criado como uma “escultura”, segundo a Alpine, assemelha-se a uma bolha monolítica, inspirada numa gota de água para garantir um equilíbrio entre funcionalidade e aerodinâmica, garantindo também uma caraterística dos automóveis Alpine: a “sensação de movimento… mesmo quando está parado”

A traseira com o seu difusor móvel inclui a barbatana de tubarão, uma referência aos Alpine que correm em Le Mans, e sinónimo de fluidez e estabilidade.

Em termos mecânicos o futuro desportivo elétrico fastback da Alpine , utiliza uma altamente alterada plataforma AmpR Medium, da Ampere; com a flexibilidade e as vantagens que esta  plataforma dedicada aos motores elétricos permitiu, foi possível criar a base de um desportivo elétrico onde a marca quer ter “as qualidades de condução do futuro automóvel de produção com um grupo propulsor que oferecerá as mesmas sensações de um A110”.  Para isso, possui três motores elétricos desenvolvidos pela Alpine: um à frente e dois atrás.

O sistema AWD (tração integral) é não permanente e a tração por eixo é gerida por um sistema inteligente de gestão do binário de Vectorização Ativa do Binário.

Segundo a Alpine esta combinação tecnológica de três motores elétricos, monitorizados pela Vectorização Ativa do Binário, anteriormente reservada aos hipercarros, é uma estreia mundial no segmento.

 Dados da marca

  • Fundada em 1955 por Jean Rédélé
  • Criação de automóveis desportivos de estilo francês.
  • Lançamento do A110 em 2018,
  • Princípios da Alpine: compacidade, leveza, agilidade e prazer de condução.
  • Ponto de viragem da marca em 2024 – Inauguração da “Garagem de Sonho” 100 % elétrica com o lançamento do seu primeiro desportivo urbano elétrico, o A290, e do seu primeiro desportivo fastback de sempre, o A390.
Ler Mais





Comentários
Loading...