A resposta que todos queriam ouvir: qual é o tempo útil de vida de uma bateria da Tesla?

Era uma das perguntas mais usuais no que diz respeito a um Tesla: qual é o desgaste da sua bateria e quando chega a hora de a substituir?

A marca automóvel de Elon Musk tornou públicos os números sobre o estado de uma bateria após ter sido utilizada durante 320 mil quilómetros: a Tesla revelou um gráfico no qual apresenta a retenção média da capacidade da bateria por distância percorrida nos seus Model 3 e Model Y com baterias de longo alcance.

De acordo com o ‘Relatório de Impacto de 2023’ da Tesla, a perda média de capacidade da bateria das versões de longo alcance dos dois modelos após conduzir 320 mil quilómetros é de 15%, o que significa que a retenção média da capacidade após esta distância é de 85%.

No documento oficial da Tesla, os resultados de degradação da bateria do Tesla Model 3/Model Y Long Range são bastante impressionantes, embora não tão altos quanto os do Model S/Model, uma perda de capacidade de 12% após viajar 320.000 km, uma capacidade retenção de 88%.

No entanto, não está claro se os dados incluem baterias de gama padrão, do tipo LFP, ou células de bateria cilíndricas do tipo 4.680 desenvolvidas e produzidas internamente pela Tesla. O único Model Y equipado com essas células não foi comercializado como “Long Range”, mas simplesmente AWD, segundo o portal de carros elétricos Insideevs.

Degradação da capacidade da bateria

Todas as baterias de carros elétricos perdem capacidade com o tempo e/ou uso. Vários fatores, como temperatura ou velocidade de carga/descarga, também podem afetar a longevidade. Normalmente, o objetivo é projetar uma bateria que dure toda a vida útil do veículo, sem que sua capacidade se desgaste muito.

A empresa de Elon Musk destacou que as suas baterias foram projetadas para mais de 320 mil quilómetros de condução. “Mesmo depois de 320 mil quilómetros de uso, as nossas baterias no Model 3 e no Model Y perdem apenas 15% da sua capacidade em média, enquanto as baterias no Model S e no Model X perdem apenas 12% de sua capacidade em média”, destaca.

Estes números contrariam os do CEO da Tesla, Elon Musk, que afirmou em 2019 que as baterias dos veículos Tesla são feitas para durar entre 482 e 805 mil km antes de precisarem de substituição.

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