A ‘Bomba’: a droga que se vende em gomas de açúcar e cujos efeitos preocupam as autoridades europeias

Segundo a ‘Foundation for a Drug-Free World’, a substância conhecida como a ‘Bomba’ tem um forte sabor amargo metálico, razão pela qual alguns distribuidores adicionam sabor de menta ou fruta para suavizar o sabor, motivo que pode explicar por que é vendida em gomas

Francisco Laranjeira
Maio 12, 2022
8:45

A Polícia Nacional em Espanha apreendeu 11 quilogramas de gomas impregnados com a droga 25N-NBOMe, segundo revelou esta quarta-feira o jornal espanhol ‘ABC’. Os ursinhos de açúcar têm ‘varrido’ a Europa, causando naturais preocupações entre as forças policiais do Velho Continente. É uma substância alucinógena conhecida como a ‘Bomba’. Que efeitos tem esta droga na saúde? E porque motivo é distribuído na forma de ursinhos?

A substância original é um pó amarelado, do qual são retirados cinco gramas e dissolvidos num litro de álcool etílico 96%. Após a mistura do líquido, são despejadas três gotas num ursinho e é deixado a secar. Quando o açúcar absorve o líquido, a operação é repetida a cada três gotas. São colocados entre 15 e 16 por ursinho, que é dose recomendada para uma pessoa, embora possa variar.

O 25N-NBOMe é vendido como alternativa ao LSD ou à mescalina e, embora existam diversas variações desta substância, aquela presente nas gomas é a mais potente pois os seus efeitos são muito duradouros no organismo – duram, pelo menos, 12 horas com apenas uma pequena quantidade. Em termos químicos, é uma droga psicodélica derivada da feniletilamina substituída psicodélica 2C-I. Foi descoberta em 2003 e pode ser uma ferramenta (um marcador) para detetar recetores envolvidos em transtornos mentais como depressão e esquizofrenia.

Segundo a ‘Foundation for a Drug-Free World’, a substância conhecida como a ‘Bomba’ tem um forte sabor amargo metálico, razão pela qual alguns distribuidores adicionam sabor de menta ou fruta para suavizar o sabor, motivo que pode explicar por que é vendida em gomas. Segundo a fundação, “os efeitos são superiores aos verificados na LSD”. Também imita os efeitos da metanfetamina.

Os seus efeitos colaterais incluem alucinações visuais, euforia, dilatação da pupila ou alterações na perceção sensorial – pode também causar náuseas, delírios, paranoia, ansiedade e, nos casos mais extremos, a morte.

Na apreensão de Málaga realizada pela polícia espanhola, foi desmantelada uma quadrilha sediada nos municípios de Benalmádena, Alhaurín el Grande e Coín que se dedicava ao tráfico internacional de drogas. As investigações levaram os agentes a identificar o líder da organização, um cidadão britânico residente em Alhaurín el Grande.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.