50, 70 ou 90 km/h? Sequência de três sinais em estrada, agora controlada por radar de velocidade média, levanta dúvidas
Esta sexta-feira marcou a ‘estreia’ de 37 novos locais com radares nas estradas portuguesas, sendo que em 12 o controlo que vai ser feito é o da velocidade média. Estes aparelhos foram colocados nas autoestradas A1 A25, A3 e A42, bem como nas estradas nacionais EN10, EN109 e EN211, e nos itinerários complementares IC19 e IC2. E é precisamente numa destas estradas que uma sequência de três sinais de trânsito está a deixar muitas dúvidas sobre qual será a velocidade máxima naquela via.
É na Estrada Nacional 109, entre Mira e Figueira da Foz que, seguidos, estão três sinais de limite máximo de velocidade com indicações contrárias, um com 50 km/h, outro com 70 km/h e outro com 90 km/h.
A população concorda com a instalação do radar, que mede a velocidade média naquele troço, mas à TVI lamenta a insólita colocação de sinais, que deixa muitos a coçar a cabeça.
“Um placa de 50, outra de 70 toda torta, e ali de lado 90. É um bocado confuso”, conta um morador. Outro refere-se à placa “que deve estar a dormir”, por estar inclinada, a que indica o limite de 70 km/h, e que antecede o radar.
Na dúvida, ditam as regras e o bom senso que é sempre melhor moderar a velocidade, mas neste caso o limite, ao que tudo indica, será de 50 km/h para aquele troço específico.
Veja abaixo onde vão estar colocados todos os novos radares que vão medir a velocidade média
Os 12 radares de velocidade média vão fiscalizar as autoestradas A1 (Santarém e Mealhada), A3 (Braga e Trofa), A25 (Águeda) e A42 (Paços de Ferreira), nos itinerários complementares IC2 (Loures e Rio Maior, este último em data ainda por definir) e IC19 (Sintra) e nas estradas nacionais EN10 (Montijo e Vila Franca de Xira), EN109 (Figueira da Foz) e EN211 (Marco de Canaveses).