David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens foram laureados com o Prémio Nobel da Economia.
Na página do Nobel é possível ler que Card foi premiado “pelas suas contribuições empíricas para a economia do trabalho” e Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens “pelas suas contribuições metodológicas para a análise das relações casuais” .
David Card é professor de Economia na Universidade da Califórnia e Diretor do Programa de Estudos do Trabalho no National Bureau of Economic Research.
O especialista destaca-se por estudos na área da imigração, salários, educação e diferenças relacionadas com o género e raça no mercado de trabalho.
Card é coautor do famoso livro “Mito e Medição de 1995: A Nova Economia do Salário Mínimo”, e coeditou O Manual de” Economia do Trabalho “(1999), tendo ainda publicado outras obras e mais de 125 artigos de revistas e capítulos de livros.
Card foi coeditor da American Economic Review de 2002 a 2005, lecionou na Universidade de Princeton de 1983 a 1996, e ocupou a cátedra de economia nas Universidades de Columbia, Harvard e no Center for Advanced Study in the Behavioral Sciences.
Em 1995, o especialista recebeu o Prémio John Bates Clark da American Economic Association, que é concedido a cada dois anos ao economista com menos de 40 anos.
Já o israelita Joshua David Angrist é professor de economia nos Massachusetts Institute of Technology. Considerado como um dos maiores especialistas do mundo em economia do trabalho, Angrist destaca-se ainda pelos seus estudos em economia urbana e da educação.
O economista é ainda reconhecido pelas suas pesquisas na área das políticas públicas, liderando o departamento que analisa a desigualdade na educação do prestigiado MIT.
Por fim, Guido W. Imbens é especialista em econometria, área que leciona na Stanford Graduate School of Business. Imbens foca-se nas relações casuais, nos métodos bayesianos, e assim como Angrist nas variáveis instrumentais.
Depois de se formar na Brown University, Guido deu aulas na Universidade de Harvard, UCLA e UC Berkeley. O economista detém ainda um doutoramento “honoris causa”, concedido pela Universidade de St. Gallen.
Imbens é ainda membro da Sociedade Econométrica e da Academia Americana de Artes e Ciências.
.
Em atualização.














