NATO testa capacidade de resposta rápida na Europa a ataque russo com o maior exercício militar de 2026

Objetivo das manobras passa por testar a prontidão operacional da NATO, a velocidade de movimentação de forças militares e a capacidade de comunicação entre comandantes e tropas de diferentes Estados-membros

Francisco Laranjeira
Janeiro 16, 2026
15:17

Perante a possibilidade de um ataque russo, a NATO precisa de garantir que consegue deslocar tropas de forma rápida e coordenada por toda a Europa. Nesse cenário, a Alemanha assume um papel central enquanto corredor logístico natural do continente. É neste contexto que arrancou esta quinta-feira o Steadfast Dart 2026, o maior exercício militar planeado pela aliança atlântica para este ano.

O objetivo das manobras passa por testar a prontidão operacional da NATO, a velocidade de movimentação de forças militares e a capacidade de comunicação entre comandantes e tropas de diferentes Estados-membros. Para o efeito, a aliança iniciou a transferência de cerca de 10 mil militares, bem como de equipamento pesado e viaturas, para território alemão.

Primeiras forças chegam à Alemanha

A primeira unidade a dar entrada foi uma força militar italiana, que desembarcou no porto de Emden a partir de um navio de carga. Sob o comando do general Nicola Mandolesi, dezenas de camiões, carros de combate e jipes militares foram descarregados ao amanhecer do cargueiro ‘Severine’ e seguiram em direção à região de Emskai. No total, o navio transportava cerca de 2.200 peças de equipamento e mantimentos.

Este destacamento marca o início visível do exercício em solo alemão, conforme anunciado pelo Quartel-General Conjunto da NATO em Brunssum, nos Países Baixos. De acordo com um porta-voz da aliança, outros elementos da Força de Reação Aliada deverão chegar à Alemanha nas próximas semanas, por via terrestre e aérea.

Mensagem de unidade e prontidão

À chegada, o general Mandolesi sublinhou que o exercício demonstra a capacidade da NATO para se deslocar rapidamente “de sul para norte e de oeste para leste”, reforçando a ideia de uma aliança “unida, capacitada e preparada”. O responsável militar garantiu ainda que as tropas envolvidas estão prontas para assumir qualquer tipo de missão que venha a ser necessária.

Segundo a NATO, o Steadfast Dart 2026 assinala também o primeiro destacamento da nova força de reação rápida sob comando operacional do quartel-general da Força de Combate Conjunta em Brunssum, responsável pela Alemanha e pelo flanco leste da Aliança.

Manobras concentradas no norte alemão e no Báltico

O principal destino das tropas italianas e de outras forças da reação rápida será a área de treino militar de Bergen, perto de Lüneburg, onde se concentrará a maioria das manobras ao longo do mês de fevereiro. O exercício estender-se-á ainda à costa do Mar Báltico, em Kiel, e à área de treino de Putlos, no estado de Schleswig-Holstein.

No total, participam onze Estados-membros da NATO, envolvendo forças terrestres, aéreas, navais, bem como unidades espaciais e cibernéticas alemãs. Estão mobilizados mais de 1.500 veículos militares, incluindo carros de combate principais, lança-foguetes e aeronaves de combate, além de 17 navios de guerra.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.