Caças F-35 aliados, incluindo aeronaves da Força Aérea Real Holandesa, apoiaram a Polónia durante a noite passada após drones russos entrarem no espaço aéreo polaco, durante a escalada do conflito da Rússia contra a Ucrânia.
O Comando Operacional das Forças Armadas Polaco afirmou, numa publicação na rede X, que recebeu assistência do Comando Aéreo Aliado (AIRCOM) e agradeceu especificamente à Koninklijke Luchtmacht da Holanda pelo apoio. Este não é o primeiro episódio em que caças aliados auxiliam a Polónia na proteção do seu espaço aéreo desde o início da guerra russa na Ucrânia.
❗️Operowanie polskiego i sojuszniczego lotnictwa związane z naruszeniami polskiej przestrzeni powietrznej zakończyło się.
Trwają poszukiwania i lokalizacja miejsc możliwych upadków obiektów, które naruszyły polska przestrzeń powietrzną.
Mając na uwadze bezpieczeństwo obywateli… pic.twitter.com/28DxKjfF6W
— Dowództwo Operacyjne RSZ (@DowOperSZ) September 10, 2025
O governo polaco denunciou o episódio como um “ato de agressão” e mobilizou os sistemas de defesa aérea e de reconhecimento de radar, colocando-os em “alerta máximo”. Algumas das aeronaves não tripuladas russas foram abatidas, e partes do espaço aéreo e vários aeroportos tiveram de ser temporariamente fechados.
Além das forças aéreas, foram mobilizadas as Tropas de Defesa Territorial (WOT), um serviço voluntário e reservista, bem como a polícia, a guarda de fronteira e os bombeiros do Estado. A operação de defesa estendeu-se durante toda a noite.
Segundo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, pelo menos oito drones suicidas Shahed foram deliberadamente lançados em território polaco durante o ataque.














