A agência Moody’s subiu o ‘rating’ da dívida do Montepio, colocando a perspetiva da notação financeira do banco numa posição estável.
Num comunicado enviado hoje à Comissão Do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição financeira informa que a agência “subiu o ‘rating’ da dívida sénior preferencial (Senior Unsecured debt) para Baa2 e da dívida subordinada (Subordinate debt) para Baa3”.
Ao mesmo tempo, reviu em alta os ‘ratings’ de longo prazo relativos aos depósitos para A3, ao risco de contraparte e avaliação do risco de contraparte para A2, à avaliação base para baa2 e ainda à dívida sénior não preferencial a emitir ao abrigo do Programa de EMTN (Junior Senior Unsecured MTN) para o degrau (P)Baa2.
Em 14 de novembro, a mesma agência deixou inalterada a classificação da dívida soberana de Portugal em A3, mantendo a perspetiva estável.
Relativamente ao Montepio, a subida agora decidida é a quarta “nos últimos dois anos”, levando “a dívida subordinada a alcançar o nível de investimento (investment grade) e a dívida sénior preferencial a consolidar-se nesse nível”, salienta o banco no mesmo comunicado.
“Segundo a Moody’s, o ‘upgrade’ dos ‘ratings’ do Banco Montepio reflete a sólida reserva de liquidez e a perspetiva da agência sobre a melhoria contínua da qualidade dos ativos”, salienta a instituição financeira, referindo que a melhoria “surge na sequência da atualização da metodologia da Moody’s aplicada ao setor da banca, publicada em 17 de novembro de 2025, que incidiu sobre a calibração de determinados fatores que compõem o modelo de avaliação da agência”.














