A Moderna apresentou na quarta-feira aos investidores a sua ambiciosa ideia de desenvolver uma vacina única que ofereça em simultâneo proteção contra a Covid-19, bem como contra a gripe e outras doenças respiratórias, avança o ‘Business Insider’.
Segundo a mesma publicação, o princípio central da estratégia da Moderna é a combinação de vacinas, em doses únicas, que possam proteger contra múltiplos vírus e doenças. Numa entrevista ao Business Insider, o CEO da empresa, Stephen Bancel disse que estas vacinas “transformariam as doenças respiratórias para sempre”.
Bancel delineou uma dose combinada específica capaz de oferecer proteção contra a Covid-19, a gripe sazonal, e o vírus sincicial respiratório (RSV), um vírus comum que pode conduzir a doenças graves em bebés e pessoas mais velhas.
“Acreditamos que dentro de alguns anos, a solução certa a ter é a proteção contra a variante Covid atualizada, combinada com a gripe sazonal e o RSV numa única injeção que as pessoas recebem anualmente”, disse Bancel. “Acredito que esta vacina irá transformar o mundo em termos de hospitalizações”, acrescentou.
Para já, a ideia de uma vacina combinada não tem uma linha temporal exata, sendo ainda uma incógnita quando poderão arrancar os testes clínicos. Ainda assim, Bancel espera que os ensaios clínicos desta injeção em humanos, possam começar muito mais cedo do que em cinco ou 10 anos.














