Milionário suíço tem uma ‘estranha’ obsessão: coleção tem apenas os Lamborghinis mais exclusivos alguma vez produzidos

Possuir uma coleção de oito ou dez Lamborghinis, alguns clássicos como um Miura ou um Espada, e outros mais modernos, pode custar cerca de 15 milhões de euros. Mas Albert Spiess leva essa coleção a um novo patamar, tornando-a verdadeiramente espetacular. A sua coleção de veículos da marca de Sant’Agata Bolognese de Spiess é apenas composta por modelos de edição limitada

Automonitor
Janeiro 5, 2026
14:35

Um milionário suíço, chamado Albert Spiess, tem por hobby colecionar carros Lamborghini. Não os à escala 1:43 ou mesmo 1:18, mas sim versões reais dos hipercarros: dependendo da versão, um Lamborghini novo, um Huracán ou um Urus, pode custar pelo menos 250.000 euros… ou mais.

Possuir uma coleção de oito ou dez Lamborghinis, alguns clássicos como um Miura ou um Espada, e outros mais modernos, pode custar cerca de 15 milhões de euros. Mas Albert Spiess leva essa coleção a um novo patamar, tornando-a verdadeiramente espetacular. A sua coleção de veículos da marca de Sant’Agata Bolognese de Spiess é apenas composta por modelos de edição limitada.

O conceito de produzir poucas unidades, carros fabricados em quantidades muito limitadas, faz parte do ADN da Lamborghini. O Reventón de 2007 foi o primeiro modelo a marcar essa nova era de carros modernos de produção limitada. Após o Reventón, vieram outros modelos que alcançaram status lendário graças à sua raridade e à oportunidade que ofereciam de vislumbrar novos elementos de design e tecnologias inovadoras para futuros modelos da marca.

E essa é a paixão de Albert Spiess, destacou o site espanhol ‘El Economista’: colecionar Lamborghinis de edição limitada, por vezes carros únicos. Albert Spiess é cliente desses carros desde o lançamento do seu primeiro Reventón em 2007, e a sua coleção de Lamborghinis é considerada uma das mais importantes do mundo.

Desde 2007, a Automobili Lamborghini produziu seis séries limitadas, geralmente disponíveis nas versões coupé e cabrio. A primeira foi o Reventón em 2007, seguida pelo Sesto Elemento em 2010, o Veneno em 2013, o Centenario em 2017, o Sián em 2019 e, em 2021, o Countach LPI 800-4, uma releitura moderna do lendário modelo. Cada um desses modelos ostenta características técnicas ou estilísticas únicas que o distinguem não apenas pela sua individualidade intrínseca, mas também como um marco para o desenvolvimento da Lamborghini, com potencial para levar à produção em massa.

Albert Spiess explicou a origem dessa paixão: era uma extensão da sua procura incessante pela perfeição automóvel e parte de quem ele era. Relembrou a compra do seu primeiro Lamborghini, um Countach LP400 S de 1979, e a sua decisão transformadora de dedicar menos tempo ao trabalho e mais à ideia de criar uma coleção de Lamborghinis, começando com a aquisição de um Miura SV e um Countach Silhouette.

Sempre em busca da excelência, Spiess era fascinado pela história de cada carro ou simplesmente se concentrava em escolher os modelos mais exclusivos. Portanto, o conceito de peças únicas alinhava-se perfeitamente com a sua ambição de expandir a sua coleção: tanto que pelo menos um exemplar de cada modelo produzido encontrou lugar na sua garagem.

“Cada um deles surgiu por um motivo muito específico. O Reventón Roadster, devido ao seu formato, serviu de base para os motores V12 de produção da Lamborghini, desenvolvidos até o Aventador. O Sesto Elemento, o meu favorito, foi concebido pela sua extraordinária leveza e conteúdo técnico, incluindo fibra de carbono estrutural, e o Veneno Roadster, pelo seu design excecional”, salientou Spiess.

“O Centenário surgiu da emoção que senti ao possuir um carro tão excecional e único. Depois veio o Sián Roadster com o seu sistema de propulsão híbrido, o primeiro num Lamborghini. Mais recentemente, chegou o Countach LPI 800-4 para celebrar o primeiro protótipo do Countach de 1971, que tive a sorte de reconstruir com o apoio do Lamborghini Polo Storico”, concluiu.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.