Metropolitano de Lisboa ativa medidas preventivas devido ao agravamento do tempo

A empresa alerta que poderão verificar-se constrangimentos na circulação, incluindo eventuais atrasos na abertura das linhas Azul e Verde.

Executive Digest
Fevereiro 6, 2026
22:12

O Metropolitano de Lisboa anunciou a adoção de um conjunto de medidas preventivas face ao agravamento das condições meteorológicas previsto para sábado, 7 de fevereiro, com especial incidência na frente ribeirinha da capital. A empresa alerta que poderão verificar-se constrangimentos na circulação, incluindo eventuais atrasos na abertura das linhas Azul e Verde.

Em comunicado, o Metropolitano refere que está a implementar todas as medidas ao seu alcance para reduzir os impactos da situação meteorológica adversa, salvaguardando a segurança da operação e das infraestruturas.

Encerramento temporário de acessos em várias estações

Como forma de minimizar a entrada de águas pluviais e ou fluviais nas infraestruturas, serão aplicadas limitações em alguns acessos a estações consideradas mais críticas. Nestes casos, serão instaladas barreiras de proteção, ficando determinados acessos temporariamente encerrados, enquanto os restantes continuarão operacionais.

Na Linha Amarela, estará encerrado o acesso da estação de Odivelas para a Rua Dr. Egas Moniz. Na Linha Azul, serão encerrados os acessos da estação de São Sebastião para a Avenida Ressano Garcia e Avenida Marquês de Fronteira, bem como o acesso da estação do Terreiro do Paço ao Cais das Colunas. Já na Linha Verde, ficarão temporariamente encerrados dois acessos da estação do Rossio para a Praça D. Pedro IV, dois acessos da estação de Alvalade para a Avenida da Igreja e dois acessos da estação de Roma para a Avenida dos Estados Unidos da América.

Reforço de meios e monitorização permanente

Para além do encerramento preventivo de acessos, o Metropolitano de Lisboa adotou outras medidas, nomeadamente alterações aos locais habituais de parqueamento dos comboios, reforço da disponibilidade de meios de bombagem e a monitorização permanente do sistema de bombagem instalado no troço entre o Jardim Zoológico e a Praça de Espanha. Este sistema foi ainda reforçado com a instalação de uma bomba adicional de elevado débito.

A empresa agradece a compreensão dos clientes e recomenda o acompanhamento permanente da informação atualizada através dos canais oficiais do Metropolitano de Lisboa e dos meios de comunicação social.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.