Meo subscreve carta de empresas europeias que insta Bruxelas para uma Europa digital

A Meo juntou-se hoje às principais empresas de telecomunicações e tecnologia europeias ao subscrever uma carta dirigida a Ursula von der Leyen a instar a Comissão Europeia a agir de forma decisiva na competitividade digital.

Executive Digest com Lusa
Outubro 28, 2025
17:15

A Meo juntou-se hoje às principais empresas de telecomunicações e tecnologia europeias ao subscrever uma carta dirigida a Ursula von der Leyen a instar a Comissão Europeia a agir de forma decisiva na competitividade digital.

“Hoje, a Meo junta-se às principais empresas europeias de telecomunicações e tecnologia para assinar uma carta dirigida à presidente (da Comissão Europeia) Ursula von der Leyen, instando a Comissão Europeia a agir de forma decisiva no futuro da competitividade digital da Europa”, escreve a presidente executiva (CEO), Ana Figueiredo, na rede social LinkedIn.

“A Lei das Redes Digitais [‘Digital Networks Act’] não é apenas mais uma iniciativa legislativa – é a última oportunidade da Europa para superar o subinvestimento e a regulamentação obsoleta”, adverte a CEO da Meo.

“Se não agirmos agora, corremos o risco de condenar o nosso continente a uma desvantagem estrutural em termos de conectividade, inovação e resiliência industrial”, pelo que “a mensagem é clara: sem escala, sem reformas e sem ambição, a Europa não pode competir”, prossegue a gestora.

Atualmente, “apenas 2% dos europeus se conectam a redes 5G ‘standalone’ [independentes], em comparação com 25% nos EUA e mais de 77% na China”.

Essa lacuna “não é apenas técnica, mas também económica, estratégica e social, e afeta todos os setores que dependem de conectividade robusta para crescer, transformar e liderar globalmente”, aponta Ana Figueiredo.

“Estamos prontos para apoiar a Comissão Europeia na implementação das reformas ousadas de que a Europa precisa. O tempo de hesitação acabou. Ao restaurar a liderança da Europa em conectividade, segurança e inovação, a Lei das Redes Digitais também será o ponto de virada para garantir a competitividade global da Europa”, conclui a presidente da Meo.

A carta, com o nome “Uma Europa competitiva significa uma Europa digital”, foi subscrita por mais de 20 líderes de empresas como o grupo Vodafone, TIM, entre outros, e pode ser lida em https://connecteurope.org/news/letter-president-von-der-leyen-competitive-europe-means-digital-europe.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.