Mau Tempo: Metropolitano de Lisboa abre três estações a sem-abrigo no período noturno

Fonte do Metropolitano de Lisboa explicou que esta medida se insere “no âmbito do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, visando assegurar uma resposta adequada às condições de frio extremo”

Executive Digest com Lusa
Fevereiro 3, 2026
19:01

O Metropolitano de Lisboa vai manter abertas entre hoje e a madrugada de segunda-feira, no período noturno, as estações de Santa Apolónia, Oriente e Rossio, para permitir que pessoas em situação de sem-abrigo possam ali pernoitar, devido ao frio.

Numa informação enviada à agência Lusa, fonte do Metropolitano de Lisboa explicou que esta medida se insere “no âmbito do Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo, visando assegurar uma resposta adequada às condições de frio extremo que atualmente se fazem sentir na cidade de Lisboa”.

Assim, entre hoje e a madrugada de segunda-feira, as pessoas em situação de sem-abrigo poderão pernoitar nas estações de metro de Santa Apolónia (linha Azul), Rossio (linha Verde) e Oriente (linha Vermelha).

O estado do tempo em Portugal continental vai ser afetado entre hoje à tarde e sábado pela depressão Leonardo, prevendo-se chuva persistente e por vezes forte, queda de neve, vento e agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nesse sentido, o IPMA decretou aviso laranja para agitação marítima no distrito de Lisboa e amarelo para chuva e vento.

As temperaturas mínimas entre hoje e segunda-feira oscilam entre os 8 e os 12 graus celsius.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, entre hoje e quinta-feira, devido à passagem da depressão Leonardo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.