O Exército Português indicou que, ao início desta quinta-feira, mantém o dispositivo de apoio às populações, com presença em 19 municípios de cinco distritos de cerca de 1.300 militares, em coordenação com as autoridades competentes – ao todo, estão 18 destacamentos de engenharia no terreno, numa das maiores operações do género em Portugal do Exército. A preparação para esta operação começou no passado domingo.
No terreno, prosseguem ações de limpeza e desobstrução, engenharia, reforço de comunicações, energia/iluminação, busca e evacuação, bem como apoio logístico e alojamento, mantendo-se meios em prontidão.
Face ao risco associado à Bacia Hidrográfica do Mondego, o Exército efetua o pré-posicionamento de meios para eventual emprego no terreno, incluindo capacidades de intervenção e limpeza, evacuação de pessoas, recuperação de viaturas, barreiras de contenção, bombagem, alojamento e alimentação, apoio sanitário e intervenção psicológica, bem como viaturas todo-o-terreno e equipas de botes.
Está ainda ativada uma Equipa de Informação Geoespacial, disponibilizando cartografia e produtos satélite para acompanhamento permanente das áreas inundadas e apoio ao planeamento operacional.














