As escolas do concelho de Leiria vão continuar fechadas até terça-feira, na sequência dos danos devido ao mau tempo, anunciou hoje a Câmara Municipal.
“Após reunião com os diretores dos agrupamentos e os presidentes das juntas de freguesia, todas as escolas do concelho mantêm-se encerradas nas próximas 2.ª e 3.ª feiras”, divulgou a autarquia.
A Câmara adiantou que continua a trabalhar em estreita articulação com as escolas, juntas de freguesia, a E-Redes, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, e os restantes serviços municipais “para resolver os constrangimentos causados pela depressão Kristin e permitir a reabertura das escolas o mais rapidamente possível”.
A Câmara de Leiria gere 145 edifícios escolares, com cerca de 15 mil alunos.
“A situação será reavaliada e divulgaremos novas informações assim que existam novidades relevantes”, adiantou a Câmara nas redes sociais.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.














