Marcelo quer problemas nas urgências resolvidos pelo Governo até ao final do verão

Este fim de semana – à semelhança de muitos outros recentemente – vão estar 15 urgências fechadas, sobretudo de ginecologia e obstetrícia

Revista de Imprensa
Agosto 8, 2025
9:12

Marcelo Rebelo de Sousa quer que o Governo resolva os problemas nas urgências do SNS até ao final do verão: o Presidente da República alertou que “espera o fim do verão para, eventualmente, formular juízo sobre a matéria”, avançou esta sexta-feira o jornal ‘Público’.

O aviso do Palácio de Belém está na linha com o estado mais crítico para com a atuação do Governo: assim foi com a Lei dos Estrangeiros, mas também as considerações sobre a extinção da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o sinalizar da possibilidade de veto, ou o “lamento” na promulgação sobre autocarros para transporte escolar.

Há um ano, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantia que as promessas eleitorais estavam em marcha, dando por exemplo a linha SNS Grávida e a recuperação das cirurgias oncológicas. “Deem-nos tempo para fazermos o resto”, indicou a ministra, ‘protegida’ por Luís Montenegro, que apontou ter herdado “uma situação muitíssimo má” e um “SNS absolutamente caótico”. Marcelo, ao lado, referiu que a “saúde é crucial”. “Criei expectativas muito altas. Perante a gravidade dos problemas, ao falar-se de um plano de emergência, cada um de nós deseja que a resposta seja o mais rápido possível”, indicou o Presidente. No entanto, reforçou: “A senhora ministra espera, eu espero.” Um ano volvido, os problemas continuam por resolver.

Este fim de semana – à semelhança de muitos outros recentemente – vão estar 15 urgências fechadas, sobretudo de ginecologia e obstetrícia. Além destes, há também os serviços de urgência referenciados, ou seja, apenas recebem utentes encaminhados pelo INEM ou linha SNS 24.

A Direção Executiva do SNS lembrou que “registou uma redução global de 29% no número de dias de encerramento das urgências hospitalares no primeiro semestre de 2025”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.