O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença na Universidade de Verão (UV) do PSD, ehoje, às 15h00, exatamente à mesma hora em que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, participa num debate parlamentar sobre a resposta do Governo aos incêndios em Portugal.
A sessão com os alunos da Universidade de Verão terá como lema “As respostas do Presidente” e deve realizar-se por videoconferência, embora seja possível que seja presencial. A presença de Marcelo já estava prevista na agenda da UV, mas só foi oficialmente revelada na segunda-feira, dia em que os alunos começaram a chegar a Castelo de Vide e o programa passou a ser distribuído a participantes e jornalistas.
Na última conferência de líderes, foi agendada para hoje, às 15h00, uma sessão na Assembleia da República centrada na “situação dos incêndios em Portugal”, com a presença de Luís Montenegro. Apesar da coincidência, Marcelo Rebelo de Sousa decidiu manter a sua participação na UV, reforçando a tradição de presença e interação direta com jovens quadros do PSD.
Tradição e impacto do Presidente na UV
Marcelo é um dos oradores com mais presenças na Universidade de Verão, sendo conhecido por deixar uma marca duradoura nos alunos. Desde que assumiu a Presidência da República, participou várias vezes à distância, respondendo a perguntas que por vezes deram origem a notícias. Em 2023, por exemplo, esteve presencialmente em Castelo de Vide, numa edição dedicada à situação da Ucrânia.
Esta será a 11.ª participação de Marcelo na UV do PSD, com sessões anteriores a abordar temas variados, desde a possibilidade de candidatura à Presidência em 2006, à análise da atuação de governos e líderes políticos, incluindo José Sócrates, Manuela Ferreira Leite e Pedro Passos Coelho. Já como chefe de Estado, respondeu em 2018 e 2022 a perguntas dos alunos sobre temas de atualidade, como a TAP ou a demissão da ministra da Saúde Marta Temido.
A Universidade de Verão arrancou com intervenções do secretário-geral do PSD, Hugo Soares, e do autarca Carlos Moedas. Entre os restantes participantes da UV estão o candidato social-democrata à Câmara do Porto, Pedro Duarte, a comissária europeia Maria Luís Albuquerque e o candidato presidencial Luís Marques Mendes. O encerramento do evento, marcado para domingo, ficará a cargo do próprio primeiro-ministro, Luís Montenegro.
O programa da UV inclui ainda um desfile de ministros e figuras do PSD, como Paulo Rangel, Margarida Balseiro Lopes, Manuel Castro Almeida, Fernando Alexandre e Gonçalo Matias, garantindo debates e painéis sobre temas de política nacional e europeia, formação de quadros e estratégia do partido.














