Manuel de Sousa Martins é o novo CEO da empresa portuguesa de economia circular BB&G

Manuel de Sousa Martins foi nomeado presidente executivo (CEO) da BB&G, empresa portuguesa que integra o universo da Prismore Capital e que se destaca pela inovação na economia circular.

André Manuel Mendes
Outubro 22, 2025
11:30

Manuel de Sousa Martins foi nomeado presidente executivo (CEO) da BB&G, empresa portuguesa que integra o universo da Prismore Capital e que se destaca pela inovação na economia circular.

A BB&G desenvolveu uma tecnologia própria capaz de converter pneus em fim de vida em produtos renováveis de elevado valor acrescentado, como óleo de pirólise de pneus (TPO) e negro de fumo recuperado (rCB), reutilizáveis na produção de novos pneus.

A empresa já conta com uma unidade industrial piloto em Ourém, que deverá iniciar a produção comercial no primeiro trimestre de 2026, e encontra-se a desenvolver uma segunda unidade de maior capacidade na região de Santarém, com capacidade total prevista de valorização de 30 mil toneladas/ano de pneus em fim de vida.

Manuel de Sousa Martins assume a liderança da BB&G num momento estratégico, com a missão de acelerar o crescimento da empresa em Portugal e no mercado internacional. O novo CEO traz uma vasta experiência em setores como materiais de construção, energias renováveis, petroquímica, serviços ambientais e telecomunicações, tendo liderado empresas como SECIL Portugal, Supremo Cimentos no Brasil, ETSA e a joint venture Aurora Lithium, detida maioritariamente pela Galp. Também desempenhou funções como administrador executivo no Grupo SEMAPA e acumulou experiência em mais de uma dezena de países, incluindo Espanha, Reino Unido, França, Brasil e Canadá.

Licenciado e detentor de um MBA pela Universidade Católica Portuguesa, Manuel de Sousa Martins completou ainda programas avançados de gestão no INSEAD, London Business School e MIT. É economista conselheiro da Ordem dos Economistas e leciona em programas de Executive Education na Nova School of Business & Economics.

A BB&G é detida em consórcio pela Prismore Capital, BDI-BioEnergy International e Rieckermann, e mantém colaborações estratégicas com empresas como Bridgestone e Versalis (ENI).

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.