Manifestante anti-ICE na Califórnia fica cego de um olho após disparo a queima-roupa de agente federal americano

Centenas de pessoas marcharam pelas ruas, enquanto um grupo menor permanecia em frente ao prédio, queimando o que parecia ser uma bandeira americana e gritando “Justiça para Renee Good”

Francisco Laranjeira
Janeiro 14, 2026
14:15

Um manifestante ficou gravemente ferido durante um protesto em Santa Ana, na Califórnia, quando um agente federal disparou no rosto à queima-roupa, na sequência de um protesto diante do prédio do Governo federal de imigração, de acordo com vídeos e relatos de testemunhas recolhidos esta terça-feira. O incidente ocorreu durante uma manifestação em resposta ao assassinato de Renee Good por um agente federal em Minneapolis, que desencadeou protestos em todos os EUA.

Centenas de pessoas marcharam pelas ruas, enquanto um grupo menor permanecia em frente ao prédio, queimando o que parecia ser uma bandeira americana e gritando “Justiça para Renee Good”. Oficiais do Departamento de Segurança Nacional, com equipamentos antimotim, tentaram controlar a situação, disparando munições de controlo de distúrbios contra os manifestantes.

O manifestante ferido, identificado como Kaden Rummler, de 21 anos, foi arrastado para dentro do prédio por um agente após ser atingido. Sofreu graves danos no olho esquerdo e fraturas no crânio; segundo a sua tia, passou por seis horas de cirurgia e perdeu permanentemente a visão desse olho. “Nunca mais verei com o meu olho esquerdo, nem mesmo luz”, disse Rummler, num depoimento lido por um colega.

Dois manifestantes foram presos e enfrentam acusações de agressão a um agente federal e conduta desordeira.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.