Lisboa decreta dois dias de luto municipal em homenagem a Francisco Pinto Balsemão

Em comunicado, a autarquia lembrou o “empresário visionário, jornalista e político”, que se “dedicou a sua vida ao serviço do país, deixando uma marca indelével na comunicação social, na democracia e na liberdade em Portugal”

Executive Digest
Outubro 22, 2025
12:00

A Câmara Municipal de Lisboa manifestou, esta quarta-feira, “o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Francisco Pinto Balsemão, figura maior da vida pública portuguesa, e decreta luto municipal em sua homenagem”.

Em comunicado, a autarquia lembrou o “empresário visionário, jornalista e político”, que se “dedicou a sua vida ao serviço do país, deixando uma marca indelével na comunicação social, na democracia e na liberdade em Portugal”.

“Fundador do semanário ‘Expresso’ e um dos protagonistas da consolidação democrática após o 25 de Abril, exerceu ainda as funções de primeiro-ministro, desempenhando sempre o seu papel com sentido de Estado, ética e compromisso cívico”, apontou

“Lisboa perde um dos seus grandes cidadãos. Pinto Balsemão foi um exemplo de inteligência, de coragem e de dedicação à causa pública. Partiu uma das minhas referências pessoais e políticas. Francisco Pinto Balsemão teve uma vida feita de superlativos: foi fundador da democracia portuguesa, foi primeiro-ministro, foi o grande pioneiro da transformação da comunicação social”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

“Mas foi, acima de tudo, também um cidadão sempre comprometido com o país. Em 2023, foi-lhe entregue a Medalha de Honra da Cidade. Em nome da cidade de Lisboa, apresento as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos aqueles que com ele tiveram o privilégio de trabalhar e aprender. O seu legado permanecerá como inspiração para todos nós”, completou o autarca.

“Francisco Pinto Balsemão constitui uma figura singular e ímpar na defesa de três liberdades: de pensamento, de expressão e de informação, deixando uma marca indelével na Cidade de Lisboa e no país e inspirando gerações”, indicou

“O Luto Municipal é decretado para os dias 22 e 23 de outubro, com a consequente colocação da Bandeira do Município a meia haste em todos os edifícios e equipamentos municipais”, finalizou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.