Kosovo está tão inundado de moedas de 2 euros falsas que já são aceites como forma de pagamento

No laboratório forense da polícia de Pristina, foram examinadas mais de 30 mil moedas falsas de 2 euros no primeiro semestre deste ano, em comparação com 4.451 no mesmo período do ano passado

Francisco Laranjeira
Setembro 21, 2023
18:13

Num café em Pristina, capital do Kosovo, os funcionários já não perdem tempo a a verificar se as moedas de dois euros que as pessoas usam para pagar são genuínas: isto porque, de acordo com a agência ‘Reuters’, são de tal forma abundantes em circulação de versões falsas como a alta qualidade de algumas falsificações torna quase impossível dizer se é verdadeira ou falsa.

“No início todos estavam preocupados e verificavam se as moedas de 2 euros eram falsas ou não”, explicou Endrit, que costumava segurar as moedas contra a luz para examiná-las: outro ‘truque’ era atirá-las numa mesa para ouvir como soavam. “Agora já não verificamos. Podemos estar a aceitar dinheiro falso ou a distribuir dinheiro falso. É tudo a mesma coisa”, frisou.

O número de moedas falsas de 2 euros em circulação registou um aumento maciço este ano, de acordo com as autoridades responsáveis ​​pela aplicação da lei. O Kosovo e o vizinho Montenegro não fazem parte da Zona Euro mas utilizam o euro como moeda.

Numa loja próxima do café em Pristina, das 11 moedas de 2 euros na caixa registadora, pelo menos seis eram falsas e que, com tantas em circulação, não tem outra escolha que não aceitá-las.

No laboratório forense da polícia de Pristina, foram examinadas mais de 30 mil moedas falsas de 2 euros no primeiro semestre deste ano, em comparação com 4.451 no mesmo período do ano passado. “A qualidade varia de muito má a muito boa”, referiu Vjollca Mavriqi, especialista em dinheiro falsificado do laboratório. “Antes, as moedas falsas não eram magnéticas e agora são, antes tinham problemas de peso, mas agora combinam com as genuínas.”

A polícia local informou que em 2022 enviou 804 casos à Justiça relacionados com falsificação de dinheiro – em 2023, já foram 406 casos até ao momento. Em abril último, a polícia deteve um homem e uma mulher que tentava trazer 10,6 mil moedas falsas de 2 euros da Macedónia do Norte para o Kosovo.

Nas redes sociais, é possível encontrar vídeos em língua albanesa a oferecer moedas falsas ou outas notas de Euro à venda por entre 10 e 20% do seu valor nominal. De acordo com um gerente de uma empresa estatal de estacionamento em Pristina, Sokol Havolli, salientou que estava a receber tantas moedas falsas de dois euros que atingir até 150 euros diários.

Um gestor de supermercado de Pristina, que se recusou a revelar o nome e que tem de depositar as suas receitas diárias no banco, sublinhou que é mais fácil transferir as moedas de dois euros para outros clientes do que correr o risco de ser processado se as levasse a um banco. “Não deposito estas moedas no banco porque sei que vão chamar a polícia e posso acabar preso. Devolvo-as aos clientes na manhã seguinte e levo mais durante o dia”, disse, terminando: “Sempre reclamámos no Kosovo que não temos a nossa própria moeda, bem, parece que agora temos – moedas falsas de 2 euros.”

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.