José Sócrates sai em defesa de Luís Filipe Vieira

O antigo Primeiro-ministro comentou o caso, num artigo de opinião escrito para o Diário de Notícias.

Fábio Carvalho da Silva
Julho 26, 2021
13:33

José Sócrates reagiu pela primeira vez à detenção de Luís Filipe Vieira num artigo de opinião, publicado esta segunda-feira pelo Diário de Notícias.

“No centro da ação mediática já não está uma pessoa com os seus direitos, mas um alvo a que ninguém dará ouvidos quando chegar a sua vez de dizer qualquer coisa em sua defesa. A maledicência estatal resultou em pleno e o plano foi repetido sem falhas, pouco importando se toda a atuação se baseou na ação criminosa de violação de segredo de justiça. Afinal, quem ainda liga a isso?”, interroga o Primeiro-ministro.

José Sócrates salienta ainda que “a prisão abusiva e a campanha de difamação alimentada pela violação do segredo de justiça. Abuso e crime, eis o comportamento institucional onde se já se vislumbra o que a senhora ministra da Justiça chamou, em artigo recente, “direito dos justiçáveis”.

O destacado militante socialista e arguido na Operação Marquês aproveitou ainda o momento para criticar a entrevista concedida pelo novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henrique Araújo, ao Observador: “Ao senhor juiz presidente não impressiona que as autoridades penais prendam durante onze meses sem que apresentem qualquer acusação durante esse período. Não impressiona que se adiem indefinidamente uma, duas, três, quatro, cinco, seis vezes os prazos legais de inquérito. Não o impressiona a despudorada e ostensiva violação do segredo de justiça. Nada disto lhe suscita qualquer reflexão”.

O antigo primeiro-ministro, vai ser julgado por três crimes de branqueamento de capitais e mais três de falsificação de documentos, de um total de 31 crimes de que estava acusado, no âmbito da Operação Marquês. O Ministério Público já recorreu da decisão do juiz de instrução, Ivo Rosa.

 

 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.