O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, chegou esta quinta-feira a Milão acompanhado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e por uma comitiva de 300 agentes de segurança, incluindo cerca de 100 agentes do ICE, responsáveis pela proteção durante a estadia na cidade italiana. O voo aterrou depois das 10 horas no aeroporto de Malpensa, antes da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina, agendada para esta sexta-feira às 20 horas no estádio Giuseppe Meazza.
Vance, acompanhado pela mulher Usha, foi recebido na pista por um veículo blindado e transferido para o hotel Sheraton de Gallarate, ponto de partida para os compromissos oficiais. A chegada de Rubio assinalou o início da maior delegação americana presente nos Jogos, que inclui uma frota de 14 aviões transportando serviços secretos e agentes do ICE. Estes foram escoltados até ao Hotel Excelsior Gallia pela polícia NOCS (Unidade Central de Operações de Segurança).
.@VP @JDVance, @SLOTUS and the entire Second Family arrives in Milan, Italy pic.twitter.com/Gjezo1PsqB
— Taylor Van Kirk (@VPPressSec) February 5, 2026
O hotel de luxo acolhe 300 agentes de segurança distribuídos por quatro andares, entre os quais se incluem personalidades como o antigo diretor da CIA, Mike Pompeo, e outras delegações diplomáticas, incluindo Qatar e Noruega. A delegação americana visa garantir a segurança em todos os locais de competição, destacando-se pela forte presença policial e de agentes federais.
Os atletas americanos estarão alojados no Hotel Aethos, na zona de Darsena, rebatizado recentemente como “Winter House”, numa mudança de nome que visa reduzir a polémica associada à designação anterior, “Ice House”.
Para a cerimónia de abertura, estão confirmadas autoridades de 14 países europeus, oito primeiros-ministros e o secretário-geral da ONU, António Guterres, além de soberanos e dignitários internacionais. Grande parte destas personalidades estará presente no jantar de gala organizado pelo Comité Olímpico Internacional, num total de cerca de 500 convidados.
Entretanto, a chama olímpica chegou a Milão, percorrendo pontos emblemáticos da cidade, incluindo Bocconi, CityLife, Castelo Sforzesco e Piazza Duomo, antes da cerimónia de abertura em San Siro.
As competições começaram com o curling, onde Itália venceu a Coreia do Sul por 8-4 na prova de pares mistos, e prosseguem com os primeiros jogos de hóquei no gelo na Arena Santagiulia, bem como sessões de treino de esqui alpino, saltos de esqui e luge.














